Mesmo com pandemia em alta, corrida rumo a Tóquio-2020 segue firme

60% das vagas disponíveis em todas as modalidades já foram preenchidas

Apesar das incertezas sobre a realização das olimpíadas de Tóquio-2020, o ritmo em busca das vagas dos Jogos Olímpicos tem sido intenso. De acordo com o próprio COI (Comitê Olímpico Internacional), ao final do mês de janeiro um total de 61% das vagas disponíveis em todas as modalidades estavam definidas.

Status atual

Cinco modalidades já estão com todos os classificados definidos até o momento. São elas o ciclismo estradaciclismo pistahipismo (adestramento, CCE e saltos), hóquei sobre grama e vôlei.

© André Hawk – Riocycling

polo aquático feminino, por exemplo, fechou, em 24 de janeiro a lista de participantes da Olimpíada. Hungria e Holanda obtendo as últimas vagas disponíveis durante o Pré-Olímpico realizado em Trieste, na Itália.

As meninas da seleção da Hungria comemoram a classificação para a Olimpíada de Tóquio (Divulgação/Fina)

Até 29 de junho, 25% das vagas serão definidas em torneios de qualificação organizados pelas respectivas federações internacionais. Por fim, os últimos 14% dos atletas de Tóquio-2020 serão selecionados através de rankings específicos em suas modalidades.

No caso do Brasil, a retomada da corrida olímpica em várias modalidades servirá para aumentar a delegação que irá aos Jogos. As vagas mais próximas de serem conquistadas são as do polo aquático masculino (caso a seleção masculina consiga desembarcar em Roterdã para o Pré-Olímpico), e o handebol masculino, que em março buscará um dos dois lugares em disputa no torneio qualificatório contra Noruega (país-sede), Chile e Coreia do Sul.

Até o momento, o Brasil tem 180 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio.

Baseado no artigo de Marcelo Laguna do site OLIMPIADATODODIA