A Shimano é a maior fabricante de componentes de bicicleta do mundo. A seguir, você vai conhecer a linha de componentes para ciclismo de mobilidade e lazer (urbano) da gigante japonesa, com um breve explicativo sobre cada produto.

Lembre-se que, nesta matéria, estamos falando única e exclusivamente de grupos indicados para uso urbano, seguindo dos mais básicos (Tourney e Nexus) ao mais avançado (Metrea).

Versões, atualizações e códigos

Todos os grupos Shimano recebem atualizações de tempos em tempos, herdando tecnologias superiores que apareceram antes nos grupos mais top de linha.

Portanto, há uma atualização do grupo para um modelo mais moderno, porém, o nome do modelo não muda. Um cubo Nexus de 3 velocidades continuará se chamando Nexus 3 em sua versão atualizada. O que muda é o código da série do grupo.

Nexus

O Nexus é um dos grupos com cubo de marcha mais utilizado no mercado, com opções de 8, 7 e 3 velocidades. Atualmente a série Nexus 6000 é a mais avançada e o grupo pode ser encontrado com inúmeras configurações de freios, manetes e demais componentes.

© Shimano Diivulgação

Inter-3

Trata-se do modelo mais básico de cubo, que conta com 3 velocidades. Ele permite que as trocas sejam realizadas de forma independente da movimentação dos pedais, mudando as marchas mesmo com a bicicleta parada ou quando se está pedalando para trás.

O Inter-3 possui três opções de cubo, SG-3R40, SG-3C41 e SG-3D55, sendo as duas últimas para freios de contrapedal. Para trocar as marchas, existem três opções de trocador de acionamento por giro de punho, o Revoshifter. Segundo a Shimano, a amplitude de marchas desta linha é de até 148% com um pinhão de 20 dentes.

Inter 7

O Inter 7 possui sete velocidades e também pode ter suas marchas trocadas de forma independente da ação dos pedais. Ele possui três opções de cubo, SG-C300-7R, SG-C300-7C e SG-C300-7DX, sendo o primeiro para freios a tambor (Roller Brake) e os dois últimos para freios contrapedal. Para realizar as trocas, o fabricante disponibiliza trocadores de gatilho, o Rapidfire Plus e trocador de acionamento por giro de punho Revoshifter. Ainda existem opções com e sem manetes de freio integrados. Segundo a Shimano, a amplitude de marchas desta linha é de até 244% com um pinhão de 20 dentes.

Inter 8

O Inter 8 possui oito velocidades e também pode ter suas marchas trocadas de forma independente da ação dos pedais. O grupo ainda conta com uma versão eletrônica, identificada pelo número 6 na dezena de seu código (SG-C6061-8D eletrônica Vs. SG-C6001-8D para a mecânica).

Sendo o mais avançado da família, ele tem até 307% de variação entre a marcha mais leve e a mais pesada utilizando um pinhão de 20 dentes. Ao todo, o Inter 8 possui doze opções de cubo, incluindo modelos compatíveis com freios a disco, freios contrapedal, freios V-Brake e freios de tambor (Roller Brake) nas versões mecânicas e eletrônicas.

Metrea

O Metrea, lançado como um novo conceito em 2015, é um grupo urbano com uma proposta mais arrojada e esportiva.

O grupo tem 11 velocidades e pedivela Hollowtec com uma coroa de 42 dentes ou duas coroas de 46-32 dentes, ambas as opções com chain guard. Os manetes de freio integrados aos trocadores acionam pinças hidráulicas que pressionam discos de 140mm.

O Metrea ainda pode ser acionado por trocadores de gatilho Rapidfire e existe a opção de manetes de freio para guidões horizontais e outra com manetes integrados que lembram os freios de bicicletas de contrarrelógio. Para completar, o grupo ainda conta com um par de rodas com aros com 40mm de perfil.

Alfine

O Alfine é o grupo urbano com cubo de marcha mais avançado da Shimano. Ele está disponível em diversas versões de cubos de 8 ou 11 velocidades, sendo o freio a disco hidráulico a única opção de freio. Existe ainda um cubo otimizado para o uso com e-bikes.

Para trocar as marchas de forma mecânica, existem trocadores de gatilho Rapidfire Plus de 8 e 11 velocidades que podem ser combinados com manetes de freio hidráulico para guidões horizontais.

Além disso, ainda existe uma “versão  Di2” eletrônica do grupo, acionada por manetes hidráulicos estilo STI, que devem ser combinadas com cubos especiais para esta aplicação. O grupo ainda conta com um visor para o sistema eletrônico e dois modelos de cubo dianteiro com dínamo.

A versão eletrônica de 11 velocidades é identificada pelo código SG-S705, enquanto a eletrônica recebeu o código SG-S705. O código da versão mecânica de 8 velocidades é SG-S505, enquanto a mecânica é SG-7000-8.