Nova revolução

Não me chame de Siri, não me chame de Alexa, me chame de SRAM

A SRAM revolucionou os sistemas de transmissão com o lançamento dos seus grupos AXS há apenas cinco anos. A ausência de cabos graças à eletrônica representou um grande avanço e esta tecnologia tem sido desenvolvida em diferentes níveis de transmissões e, além disso, não para de evoluir com constantes mudanças aplicáveis ​​ao produto existente.

Todos nós estamos conscientes do grande número de comandos e alavancas que existem nas MTBs, e ainda mais nas eMTBs, o que provoca alguns problemas de espaço no guidão, levando à competição por espaço limitado.

Agora, a chegada de uma nova tecnologia poderá interagir com diversos dispositivos existentes.

De acordo com a patente apresentada pela SRAM em 2021, e concedida no final de 2023, poderíamos estar perante mais uma etapa de interligação através de comandos de voz, ou por gestos, da mesma forma que é feito com os fones sem fio.

O gráfico do pedido de patente mostra claramente a luva para realizar os comandos, bem como um sistema de áudio.

Os desenhos da patente parecem indicar que seria possível, por exemplo, subir ou descer o canote do selim, com um comando de voz, ou fazê-lo através de um gesto dos nossos dedos graças a uma luva específica para o efeito.

Além disso, e dependendo da utilização, esta tecnologia também poderá ser aplicada à mudança, ou ao bloqueio ou personalização das suspensões em movimento, embora neste momento a SRAM já tenha o seu RockShox FlightAttendant, do qual poderemos ver novas adaptações em breve para completar a sua gama de uso.

Claro que essas tecnologias virião acompanhadas de um app a partir do qual poderiam ser customizados diversos parâmetros, personalizando-o para cada usuário. Da mesma forma, todo esse ecossistema de produtos que poderiam integrar transmissões, canotes de selim e suspensões, poderia ter outros escopos, que um dia chegariam a uma mountain bike completamente livre de cabos ou mangueiras, limitando-se sempre a produtos sob a égide do Grupo SRAM.

Fonte