Por que guidões de bambu podem ser excelentes

O bambu é um excelente material estrutural. Na Ásia, ele é usado como material de construção há séculos, sendo favorecido por sua excelente relação resistência / peso.

A indústria de bicicletas está sempre buscando uma vantagem no peso e na resistência dos componentes, mas peças de bambu ainda são raras no mercado de bicicletas. Ao contrário do alumínio ou aço, a produção em massa é impossível com bambu. Peças de bambu precisam ser feitas sempre à mão.

Benefícios

Pedalar fora da estrada pode ser um castigo para as mãos e antebraços. Quem tem lesões nas mãos, pulsos e ombros podem sentir a tensão em um longo passeio de cascalho ou mountain bike. O bambu absorve bem as vibrações do terreno, diminuindo a fadiga do piloto e proporcionando uma viagem mais agradável.

© @highluxphoto

A fibra de carbono tem a vantagem de permitir que os designers orientem as fibras de uma forma que aumente a absorção de vibração sem sacrificar a resistência. Mas a fibra de carbono nem sempre é um material sustentável para trabalhar – ou descartar, devido à toxicidade das resinas epóxi usadas em seu processo de cura.

O bambu oferece excelente amortecimento de vibrações, com a vantagem de ser uma fibra natural. A marca Passchier projetou o guiador Gump usando onze laminados de bambu de 3 mm de espessura. Um guidão que praticamente não causa impacto ambiental. Ele também é moldado para dar aos pilotos uma posição confortável para as mãos, com as extremidades apresentando uma curva para trás de 22 graus. Além de durar uma vida inteira.

Fonte