O Tour de France Feminino 2022 terá largada na Champs – Élysées

Finalmente teremos a volta do Tour de France Feminino! A edição da grande volta feminina foi apresentada ao público na última semana pelos organizadores do evento (A.S.O – Amaury Sport Organisation), em Paris.

Pelotão feminino na Avenue des Champs-Élysées, Paris. Muito chique. Puro glamour!

A largada do Tour de France Femmes 2022 ocorrerá em uma cidade muito simbólica para o ciclismo mundial: Paris, mais precisamente na famosa avenida Champs-Élysées. Esse é o local onde habitualmente termina a prova masculina. O Tour de France Femmes 2022 tem início marcado para o dia 24 de julho de 2022 e terminará em 31 de julho com uma etapa de montanha no topo de La Planche des Belles Filles. O evento feminino terá a presença de 22 equipes com 6 atletas cada, totalizando 132 ciclistas.

Elizabeth Deignan pilotando sua Trek em região de paralelepípedos durante a Paris-Roubaix 2021.

Fazendo uma relação com a prova masculina; Os homens saem em busca da famosa Maillot Jaune (Camisa Amarela do líder da prova), no dia 01/07/2022, com largada prevista para ocorrer em Copenhagen na Dinamarca, e finalizando a Glória Eterna do Tour, no dia 24/07/22 na mesma avenida Champs-Élysées, Paris. Ou seja: a largada das mulheres ocorrerá no dia da chegada dos homens. Uma boa estratégia de marketing para atrair público e patrocinadores? Veremos!

Lembrando: tivemos Tour de France Feminino entre os anos de 1984 – 1989. Principalmente por motivos econômicos / financeiros, a prova feminina não teve continuidade e o sucesso da edição masculina. A empresa que atualmente organiza o Tour de France, A.S.O, também é responsável por diversas provas para mulheres, e focou nos últimos anos em competições de um dia para o ciclismo feminino; La Flèche Wallonne, Liège-Bastogne-Liège e a famosa La Course. Em 2021 a A.S.O também realizou pela primeira vez a Paris-Roubaix Feminina, vencida de maneira heróica pela inglesa Elizabeth Deignan, da equipe Trek-Segafredo.

Falando em € Euros… e desigualdade

As tradicionais camisas coloridas do Tour serão confeccionadas pela italiana Santini.

O novo evento contará com um montante de 250.000 euros em prémios, incluindo 50.000 euros para a vencedora. Um valor superior ao das corridas masculinas de uma semana (o montante total em Euros que foi distribuído na Paris-Nice 2021 atinge, por exemplo, 144.300 euros, incluindo 16.000 euros para o vencedor), mas muito inferior ao do Tour de France masculino, onde o vencedor receberá dez vezes mais (500.000 euros), o segundo classificado 200.000 euros e o terceiro com 100.000 euros. Sobre a transmissão do evento: até agora foi confirmada a transmissão de 2h diárias ao vivo da prova feminina na France Télévisions, emissora pública francesa e em canais internacionais parceiros. Porém, os canais de outros países não foram divulgados pela assessoria de imprensa da A.S.O .

O líder do Tour na classificação geral recebe a mais desejada, a camisa amarela. O Líder da classificação por pontos após cada etapa recebe a camisa verde – normalmente usada por Sprinters. Já o Rei / Rainha da Montanha, aquele que “subiu mais rápido” recebe a camisa branca com bolinhas. A camisa branca é cedida ao mais rápido atleta com menos de 26 anos.

Gráfico de subida da etapa 8. Ou melhor Pirambeira. Dá-lhe pernas!
Gráfico da etapa mais longa do Tour de France Femmes 2022 com 175km.

Voltando ao Tour de France Femmes 2022, as mulheres vão percorrer cerca de 1.029 km, divididos em oito etapas. Destaque-se a quinta etapa, que será a mais longa com 175 km (Bar-le-Duc > Saint-Diédes-Vosges) e a última – oitava, que conta com a dura subida de Super Planche de Las Belles Filles, somando 1.140m de altimetria com até 8,7% de inclinação e um total de 123km. Detalhe: O Tour feminino serão 8 dias seguidos de provas, sem dias de descanso. Na prova masculina em 2021 tivemos 21 etapas (21 dias) totalizando três semanas com apenas 2 dias de descanso. Em 2022 a prova masculina também terá 21 etapas com 2 dias de descanso, sendo o primeiro entre a 9ª e 10ª etapa no dia (11/07) em Morzine Les Portes du Soleil, e o segundo dia de descanso será em Carcassone dia 18/07. O Tour de France Femmes 2022 irá percorrer três regiões da França: Île-de-France, Grand Est e Bourgogne-Franche-Comté.

Confira as etapas do Tour de France Femmes 2022

Opinião: Uma brasileira que mora e pedala na França

Maria Clara é Paulistana e mora em Toulouse, na região dos Pirineus, no Sul da França, trabalha como Business Development manager, no ramo da aviação, desde 2017. Maria costuma pedalar 3 vezes por semana, cerca de 40km com sua Bike de Estrada na região do Canal du Midi, que possui um total de 240Km ligando o Mar Mediterrâneo até o Oceano Atlântico.

Conversamos com a brasileira que contou sua opinião de como foi a recepção por parte das mulheres sobre a volta do Tour de France feminino:

“Eu fiquei muito feliz com o retorno do Tour de France Femmes e certamente as francesas também!

Até porque o esporte tem ganhado cada vez mais adaptas aqui na França onde o ciclismo é super tradicional e praticado por muitas pessoas.

É legal de pensar que essa notícia tenha vindo em um momento em que o mundo vem discutindo sobre igualdade entre homens e mulheres.

Obviamente o nível de dificuldade da prova masculina não é a mesma da feminina. Mas, o mais importante é ter um espaço para as mulheres se expressarem e poderem praticar o esporte em altíssimo nível. “

Opinião: Gisele Gasparotto – Lulu Five

“A Volta do Tour de France Feminino é um marco histórico para o ciclismo, não só para as mulheres, mas para o esporte em geral. Aliás, estava passando da hora. O número de mulheres praticando ciclismo só tem aumentado, e muitas querem competir em provas que sejam exclusivas para mulheres. Ainda existe um abismo entre Masculino & Feminino, mas com muita luta estamos no caminho certo. A gente ainda tem muito o que conquistar mas também é preciso celebrar o momento e certamente o Tour de France Feminino é uma conquista para cada uma das mulheres que pedalam no Brasil e mundo afora. Riding to empower!

Gisele Gasparotto – Ciclista profissional desde 2006 e fundadora do time Lulu Five.

Pensando em fazer um Upgrade de rodas na sua Bike de Estrada? Encontre na Semexe a roda de carbono ideal para sua bike virar um foguete!

Por: José Guilherme Taveira – SEMEXE