O poder da Vitamina D

D – uma vitamina particularmente importante para os ciclistas. 

12.000 participantes com mais de 70 anos participaram dum estudo que descobriu que aqueles que tomavam um suplemento de vitamina D eram menos propensos a receber um diagnóstico de demência. Especialistas explicam a importância de tomar sol para atender às suas necessidades de vitamina D e apontam os muitos outros benefícios desse nutriente para a saúde.

E não fica nisso, a lista de benefícios da vitamina D é ampla, desde menor incidência de depressão e certos tipos de câncer até diminuição da gravidade dos sintomas do COVID-19 . Agora, um estudo em larga escala está adicionando outro grande benefício a essa lista: risco potencialmente menor de demência.

O estudo observou mais de 12.000 participantes com mais de 70 anos em um estudo de Alzheimer que foram avaliados em um período de 10 anos. Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomavam vitamina D – cerca de 37% do grupo – tinham menos probabilidade de serem diagnosticados com demência nessa década. Para o grupo diagnosticado com demência, os participantes que tomaram a vitamina tenderam a apresentar sintomas mais tarde do que os participantes que não tomaram o suplemento. Os efeitos foram significativamente maiores em mulheres e foram especialmente pronunciados naquelas com cognição normal em comparação com participantes que apresentavam comprometimento cognitivo leve no início – o que implica que a vitamina é particularmente boa como uma etapa preventiva e não como parte do tratamento.

O estudo apontou que em termos de mecanismo, a vitamina D já havia demonstrado auxiliar na depuração do amilóide no cérebro. O acúmulo de amilóide, que é um tipo de placa, é um dos principais sinais da doença de Alzheimer. O estudo se concentrou nos efeitos dos suplementos, mas não subestime o efeito de obter vitamina D à moda antiga, com uma quantidade estratégica de exposição ao sol , de acordo com Michael Holick , MD, Ph.D., diretor do Bone Clínica de Saúde no Centro Médico da Universidade de Boston.

Embora não estivesse envolvido no estudo recente, Holick fez uma extensa pesquisa sobre a vitamina D e seus efeitos, e disse ao Bicycling que leva apenas cerca de 10 a 20 minutos diários de sol direto para obter um aumento de vitamina D. Depois disso, certifique-se de usar protetor solar se ficar fora por mais tempo, para diminuir o risco de câncer de pele. É melhor pegar sol nos ombros, braços ou pernas, em vez de nas costas ou no rosto, acrescentou, porque os últimos são mais propensos ao risco de câncer . “Existem processos biológicos benéficos que ocorrem com a luz do sol que você não obterá apenas com suplementos de vitamina D”, disse ele. “O melhor de tudo é que não é preciso muito para iniciar esses processos.”

A vitamina também pode ser obtida através de alimentos, como salmão , atum, ovos e cogumelos. Você também verá a vitamina adicionada ao leite, porque torna o cálcio dos laticínios mais facilmente absorvido. Além de ajudar na saúde do cérebro , a vitamina D demonstrou ter uma série de outras vantagens, disse Holick. A lista inclui melhora do humor , melhor função cardiovascular, pressão arterial mais baixa e sono mais profundo .

E é Claro, há também a saúde óssea , uma consideração importante para os ciclistas porque o esporte tem sido associado a baixa massa óssea e maior risco de osteoporose. Por exemplo, uma pesquisa mais antiga descobriu que os ossos dos pilotos do Tour de France eram até 17% menos densos do que seus pares não ciclistas. Tudo isso junto deve levar as pessoas a obter mais vitamina D, seja na forma de sol, suplementos, nutrição ou todos os três. “É impossível exagerar a importância da vitamina D para a saúde do corpo e do cérebro”, disse Holick. “Vemos isso em todas as idades, mas quando você envelhece, torna-se ainda mais crucial.”

Quanto aos suplementos, ainda há algum debate sobre quanta vitamina D você precisa diariamente. A dose diária recomendada é de 600 UI, mas a Endocrine Society sugere consumir níveis potencialmente muito mais altos de 1.500 a 2.000 UI diariamente. (O limite superior de vitamina D é de 4.000 UI, de acordo com o National Institutes of Health .)

Se você está preocupado com a possibilidade de ter deficiência de vitamina D, converse com seu médico e verifique seus níveis. Ele pode identificar facilmente se você está carente dessa importante vitamina.

Baseado no artigo de ELIZABETH MILLARD da revista Bicycling