Mulheres queimam bicicleta e equipamentos no Afeganistão

Símbolo de liberdade e autonomia para as mulheres desde sempre, a bicicleta também ajudou muitas mulheres no Afeganistão. Com a volta das forças talibãs ao poder, agora as ciclistas afegãs estão ameaçadas e com medo.

Lançado em 2018, o documentário “Afghan Cycles” mostrou o pioneirismo e talento das mulheres ciclistas no Afeganistão. Com as mudanças recentes no país, a diretora do filme, a ativista Shannon Galpin, está recebendo pedidos de ajuda das afegãs. Em desespero, elas queimam seus equipamentos e suas bicicletas. Tudo para apagarem sua história diante da tomada do poder pelo talibã.

© Afghan Cycles

Para proteger as atletas que aparecem no documentário, a diretora tirou o site do filme do ar. Além disso, começou uma campanha para ajudar as mulheres afegãs. As heroínas da bicicleta, agora pedem socorro.

Leia mais sobre o desespero das ciclistas afegãs e a luta para ajudá-las: https://bit.ly/AfegasQueimamBicicletas

Uma campanha quer apoiar as atletas que conseguirem fugir: https://bit.ly/AjudaCiclistasAfegas

O trailer do filme Afghan Cycles: https://bit.ly/AfghanCyclesTrailer

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike