O Velódromo do Rio vai receber o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista, com participação de 287 atletas de 39 países. O evento, marcado para começar nesta quarta-feira (20), vale pontos para a qualificação nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

Conhecido por sua pista de 250 metros, que já foi palco de quebras de recordes em 2018, o Velódromo do Rio é considerado um dos mais rápidos do mundo. No entanto, além do brilho do Mundial, destaca-se a importância de um uso mais frequente deste equipamento esportivo de classe mundial. Uma programação mais regular não só apoiaria a manutenção adequada do equipamento, mas também proporcionaria oportunidades para atletas treinarem e competirem em uma pista com padrões internacionais.

De um total de 50 categorias de disputa, 24 são femininas, 24 masculinas e duas mistas, incluindo sete da classe Tandem e 43 das classes C. Vamos acompanhar provas de Perseguição Individual, Contrarelógios de 500 m e 1 km, Corrida de Velocidade, Corrida Mista de velocidade por equipes Tandem, Corrida de velocidade por equipes, Scratch, Omnium e Eliminação. No site oficial da UCI ainda não está disponível a listagem completa dos atletas que competirão no Mundial.

Após uma seletiva acirrada durante o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, disputado em janeiro na cidade de Indaiatuba (SP), foram definidos os 22 atletas que irão compor a equipe nacional. Dentre eles, Lauro Chaman (Swift Carbon Pro Cycling), Soelito Gohr (Indaiatuba Cycling Team), Pablo Santos (Avulso), Fabiana de Assis (Avulso) e Telma Bueno (Paraciclismo Taubaté).

Sobre as categorias: https://bit.ly/3wXPwu9

Sobre os atletas brasileiros: https://bit.ly/3vnz6e4

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News: bit.ly/Receba-Bicicleta-News