E-bikes ajudam atrair novos ciclistas acima dos 50 anos

Pesquisa feita no Reino Unido constatou que um dos principais motivos para que pessoas entre 50 e 70 anos não usem a bicicleta são limitações físicas, dentre elas a falta de condicionamento. Por estar fora de forma ou ter alguma dificuldade de movimento, esse público hesita em começar a pedalar.

Para contornar as dificuldades de pessoas mais velhas em se locomoverem em bicicleta, as bicicletas elétricas são uma solução. Esquemas de empréstimo e divulgação de informações sobre modelos com pedal assistido são formas de trazer pessoas mais velhas para a mobilidade ativa.

No contexto brasileiro, a escolha pelas elétricas se dá principalmente para evitar o suor e o cansaço, além de facilitar encarar subidas. Enquanto as principais barreiras para que mais pessoas optem pelas elétricas no Brasil são o preço e a ausência de ciclovias e ciclofaixas. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Aliança Bike em 2020.

Dentre todos os grupos etários no Reino Unido, a segurança nas ruas lidera entre as preocupações de potenciais ciclistas. A principal barreira ao uso da bicicleta pelos britânicos, em todas as idades, continua a ser a falta de infraestrutura cicloviária e a ameaça que o trânsito de carros representa. As duas constatações apareceram na pesquisa conduzida pela Sustrans, organização que promove o uso da bicicleta e cidades para pessoas.

O levantamento faz parte do esforço para que pessoas acima de 50 anos pratiquem mais atividades físicas. No Reino Unido, 38% das pessoas de 55-64 anos e 43% das que têm entre 65-74 anos não praticam o mínimo de exercícios semanais.

Uma das soluções para a inatividade dos mais velhos, proposta pela Sustrans, se aplica ao mundo todo. É preciso garantir que os governos locais invistam mais recursos públicos na promoção da mobilidade a pé e em bicicleta.

Leia mais sobre a campanha pelo envelhecimento com saúde através da mobilidade ativa: https://bit.ly/Atividades50-70

Entenda como as bicicletas elétricas podem promover a mobilidade ativa entre os mais velhos: https://bit.ly/EbikeMaisVelhos

Mais informações sobre a venda e o uso de bicicletas elétricas no Brasil: https://bit.ly/EbikesNoBrasil

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike