Ciclista deslocava-se para o trabalho quando foi mandado parar pela polícia. Nas redes sociais dividem-se as opiniões sobre a permanência do indivíduo na rua.

A pandemia do ronavírus continua a abalar a Espanha, e nesta terça-feira surgiu um vídeo nas redes sociais que tem dividido as opiniões dos utilizadores. Em causa está uma discussão entre um ciclista e um polícia que subiu o tom e que contou com trocas de acusações. 

Veja o vídeo Aqui

Em causa está o fato de um ciclista ter sido mandado parar por uma viatura da polícia, tendo-lhe sido explicado que não poderia andar de bicicleta por estar proibida a prática de exercício físico.

Por sua vez, o ciclista justificou-se dizendo que não estava a fazer exercício físico, mas sim a deslocar-se para o local de trabalho.

O polícia reforçou a mensagem e deixou o aviso de que da próxima vez seria multado. O ciclista, revoltado, classificou a situação como sendo uma “vergonha”, ao mesmo tempo que acusou o agente de o ameaçar. Além disso, sublinhou que é mais seguro viajar de bicicleta do que de transportes públicos – para manter o distanciamento social.

A discussão subiu de tom, mas acabou de forma pacífica com o ciclista a afirmar que um outro polícia lhe havia dito que poderia circular de bicicleta.

Nas redes sociais ‘choveram’ reações. Há quem se coloque ao lado da polícia e outros tantos que acham que o ciclista tem razão.

Afinal, quem tem razão?

Escreve a Antena3 que o decreto 463/2020, de 14 de março, do governo espanhol, “declara o estado de emergência pela situação de crise provocada pela Covid-19” estando permitida “a deslocação para o trabalho para prestar serviços laborais, profissionais ou empresariais” e que estas deslocações “têm que ser feitas de forma individual”.

Recorde-se que Espanha já regista mais de 3.400 vítimas mortais, sendo agora o segundo país do mundo com mais mortes registadas devido ao surto do novo coronavírus.

Fonte da matéria