Os planos da Trek

A marca norte-americana Trek apresenta plano que visa alcançar uma maior sustentabilidade e se aproximar cada vez mais da desejada meta de zero emissões.

O fato de a Trek ser, há anos, uma empresa com consciência ambiental não é novidade. De fato, ela foi a primeira empresa do setor das bicicletas a estabelecer um programa de recolha e reciclagem de fibra de carbono ou a implementar um sistema de pintura robótica na sua sede em Waterloo, com o qual conseguiram reduzir as suas emissões de carbono em 90% nesta área. 

A marca acabou de publicar seu relatório de sustentabilidade de 2023 (disponível no seu site) mostrando a evolução da empresa desde o anterior, elaborado em 2021, quando a Trek estabeleceu alguns objetivos ambiciosos, com o objetivo de alcançar um equilíbrio zero nas emissões de CO2.

Entre esses objetivos estão a redução das emissões de gases de efeito estufa em 68% antes de 2032 ou a obtenção de toda a eletricidade a partir de fontes de energia renováveis ​​antes de 2030. Para isso, além das medidas indicadas acima, a Trek vem adotando uma série de adaptações em seus produtos, como utilizar plástico reciclado ou evitar ao máximo utilizar esse material em embalagens ou utilizar tecidos em suas roupas também feitos de plástico reciclado.

Além disso, este novo relatório propõe outras medidas, como o estabelecimento de um programa de marketing para bicicletas recondicionadas com o objetivo de prolongar a vida útil das bicicletas, que inicialmente só estará disponível nos Estados Unidos.

Fonte