Challenge Chaoyang de Mountain Bike 2021 – Etapa Garopaba

Garopaba está localizada a 75km de Florianópolis. Tem esse nome de origem indígena e significa “lugar de barcos”, porém os barcos deram lugar para mais de 600 bikes e virou o palco da última etapa do Challenge Chaoyang de mountain bike 2021.

© Foto Rodrigo Philipps
© Foto Rodrigo Philipps

O roteiro

Os bikers percorreram as melhores praias e trilhas de Garopaba, partindo da Praia Central em direção à Praia da Vigia, Praia da Silveira, Centro Histórico, lagoa do Siriú e demais localidades.

Um trajeto realmente para tirar o fôlego, já não bastasse as dificuldades naturais a chuva que caiu durante a semana deixou ainda mais difícil o percurso, mas todo esforço era compensado pelas belas paisagens entre uma praia e outra. A organização se preocupou em fazer um trajeto todo pedalável e isso é uma das preocupações em todas as etapas do Challenge Chaoyang de mountain bike.

Participação

O sorriso de satisfação de completar a etapa estava estampada no rosto dos atletas. Comprovando assim que era um desafio à altura da etapa de definição dos campeões 2021.

Carmem Zótico, que participa em dupla com Bruna Eufrasio pelo primeiro ano no Challenge Chaoyang de mountain bike, definiu a prova como “Incrivelmente lindo e sofrido!!

© Foto Rodrigo Philipps

“Um trajeto cheio de surpresas e desafios. Nos superamos e concluímos muito felizes com o resultado. Correr em dupla é saber que uma vai suprir as necessidades da outra. E podemos ter a certeza que acertamos na nossa parceria, a gente se completa durante o trajeto e uma não deixa a peteca da outra cair. A alegria da chegada nesse dia foi enorme, pela dureza que foi essa prova. Não desistimos, não sabíamos o tamanho da nossa força, mas agora já sabemos. E foi lindo! Já estamos esperando pelas próximas! “

© Foto Rodrigo Philipps

O circuito era formado de trilhas, passagens por praias e montanhas lindas, sendo percorrido em voltas de 28km cada.

As categorias Amador percorreram 1 volta, sendo o vencedor geral desta categoria o atleta Felipe Cruz Antunes que declarou: “Prova com trajeto muito técnico e desafiador, cheguei em primeiro e fui consagrado como campeão do Ranking de 2021. Esta foi minha primeira competição, competi na Amador por achar que não estava preparado para andar na Sport. Aprendi e aprendi muito, agora me sinto pronto para migrar para outra Categoria e continuar a treinar ainda mais. Challenge Chaoyang de mountain bike como sempre muito bem organizado. Perfeito…Parabéns!!”

© Foto Rodrigo Philipps
Foto @trilhasbr

As categorias Sport fizeram 2 voltas e o destaque novamente para Weslley da Rosa Balduíno, que completou a prova em 2 horas e 24 minutos.

“Larguei muito bem e mantendo um ritmo forte e constante com outro atleta. Conseguindo me distanciar dele na última volta e levando a vitória”, disse Weslley.

Feminino

As categorias feminino deram show e a mais rápida entre as mulheres na categoria Sport foi Maria Belém Pignolo Luz, com 03horas e 1minuto. “Estou feliz pois estou cada vez mais evoluindo no Mountain Bike e me acostumando com trilhas!, comentou Belém, que foi campeã geral em sua categoria e tem também o filho Felipe Luz participando do evento.

Por fim a categoria mais disputada foi a Pro. E na elite Feminino Sabrina Krieger garantiu o título da etapa e da geral do Challenge Chaoyang de mountain bike.

“Foi o primeiro ano na Challenge Chaoyang de mountain bike e estou muito feliz em terminar o campeonato como campeã Geral, concluí as quatro etapas e foram bem desafiadoras, em especial a última na cidade de Garopaba.”

© Foto Rodrigo Philipps

Parabenizo aqui todos os envolvidos na organização pelo esforço em garantir para nós atletas essas super provas. Ansiosa para 2022.”

© Foto Rodrigo Philipps

Pro

Na categoria Pro masculina a briga foi acirrada pela primeira colocação, Marcelo Garcia e Matheus Miranda, se revezaram até metade da última volta, onde Marcelo conseguiu abrir vantagem e cruzar a Praia Central em primeiro, com tempo de 3h e 27min.

“A etapa Garopaba foi escolha perfeita para última etapa do Challenge 2021, um trajeto desafiador, bonito, bastante quilometragem e altimetria. Muito interessante o circuito de voltas, assim consegui sentir a alegria e vibração do público, realmente uma prova de mountain bike de verdade!”, declarou Marcelo Garcia, o vencedor da etapa e campeão geral do Challenge Chaoyang 2021.

© Foto Rodrigo Philipps

Organização

“Fui atleta de mountain bike durante anos, hoje como organizador procuro proporcionar trajetos com um pouco do espírito do mountain bike, força e técnica, mas sem perder diversão. Trajetos desafiadores, possíveis se pedalar e que exija ter uma evolução natural do praticante”. Flávio Borges organizador do Challenge Chaoyang de Mountain bike.

© Foto Rodrigo Philipps

Figura

Quem também esteve presente e pedalou na categoria amador, foi Rafael “Obelix”, que motiva a galera com a famosa frase do dia.

© Foto Rodrigo Philipps

Desfecho

O Challenge Chaoyang de Mountain bike, agora retorna em 2022, com muitas novidades.

“Em 2021, o ano foi de superação e muita adaptação devido a pandemia do Covid-19, entre tantas incertezas, foram 4 etapas e temos a agradecer todos os patrocinadores e apoiadores, Chaoyang Tires, Shimano, TSW bikes, Elleven Bikes, Black Orange Bikes, Bodyaction, Solifes, Ultracore, Pullo, Banana Brasil, Cerveja Kiezen, prefeituras municipais de Camboriú, Nova Trento, Orleans e Garopaba”, finaliza Borges.

Demais resultados no site www.challengemtb.com.br

© Foto Rodrigo Philipps