A nova Scott Spak RC

A NOVA Spark RC é a combinação perfeita de uma engenharia de carbono de excelência com níveis de integração nunca antes vistos. Queríamos tornar este quadro mais rápido do que nunca, tanto nas subidas como nas descidas. Aumentando o curso, aperfeiçoando a geometria e tendo em conta o feedback dos melhores atletas do mundo, criámos aquela que consideramos ser a melhor bicicleta de cross country do mercado. Se acha que rápido é sinónimo de divertido, vai adorar esta bicicleta.

© Scott

LAYOUT DE SUSPENSÃO – CINEMÁTICA

© Scott

Uma bicicleta com suspensão total nunca terá sucesso sem uma boa suspensão. Desde a primeira vez que utilizámos o layout de mono pivô da Spark que nos apaixonámos. Anos depois, ainda acreditamos que, para o ritmo intenso e aspetos técnicos das provas de cross-country modernas, este é o melhor sistema.

O layout da suspensão da Spark tem uma cinemática comprovada, muito específica e menos massa não suspensa. A utilização de um pivô flexível na escora superior é uma solução ideal para bicicletas nesta gama de curso. Isto permite-nos manter um sistema muito leve e, ao mesmo tempo, garantir o desempenho ideal da suspensão.

© Scott

TECNOLOGIA DE SUSPENSÃO INTEGRADA

Agora, a nossa novidade com maior destaque é a mudança para uma plataforma onde o quadro possui um amortecedor integrado.

Porquê, perguntam? Bem, para começar, achamos que está fantástico. Mas se dermos uma vista de olhos mais aprofundada, constatamos que esta abordagem permite-nos melhorar as características da suspensão sem sacrificar o peso da bicicleta. Muitas vezes, ao trabalharmos com bicicletas a este nível, percebemos que o conceito de ganhos marginais se torna cada vez mais importante.

Para o desempenho ideal de um amortecedor, a transferência de potência deve ser a mais direta possível. O que queremos evitar são quaisquer movimentos direcionais ineficientes, ou seja, movimentos laterais (para os lados na direção do curso) conforme o amortecedor passa pela sua compressão.

Ter um amortecedor integrado permite-nos melhorar isso de várias maneiras. Em primeiro lugar, a construção do quadro em torno do amortecedor e a montagem trunnion permite uma estrutura muito mais rígida, reduzindo assim o movimento e promovendo uma transferência de potência mais eficiente. Também podemos adicionar rolamentos muito maiores ao pivô do tubo de selim, reforçando ainda mais essa zona e reduzindo qualquer movimento desnecessário. A nossa tecnologia de suspensão integrada também nos ajuda a desenvolver quadros com uma colocação mais baixa do amortecedor, o que baixa o centro de gravidade. Como resultado, a bicicleta oferece uma melhor e mais estável condução, o que dá mais confiança ao ciclista durante a sua utilização.

Embora possam parecer pequenas melhorias individuais, se juntarmos tudo, obtemos um desempenho mais eficiente no amortecedor.

© Scott

Além disso, o amortecedor fica totalmente protegido de quaisquer elementos externos. Provas com chuva? Não tem problema, o seu amortecedor continuará a ter o melhor desempenho.

Este layout de suspensão de mono pivô é inspirado na nossa patenteada tecnologia de suspensão integrada.

Ao olharmos para o quadro, vemos que o nosso link interno patenteado comprime o amortecedor conforme o movimento da roda traseira.

© Scott

O acesso ao amortecedor é facilitado através de uma tampa situada na área do bloco pedaleiro. Isso faz com que seja mais fácil ajustar o retorno, compressão, pressão do amortecedor e instalação ou substituição do cabo do nosso Sistema de Suspensão TwinLoc.

© Scott

Definir o sag também é fácil, pois poderá ver qual a medida do sag através de um indicador presente num dos pivôs. Quer saber se está a utilizar todo o curso da suspensão? Espreite através de uma porta situada no tubo do selim, onde poderá ver onde fica o O-ring. Pode movê-lo novamente para a posição inicial com facilidade de forma a reconfigurá-lo.

Pode aceder facilmente aos parafusos do amortecedor através do lado de fora. A Spark RC vem com um amortecedor Fox Nude ou RockShox Nude, ambos com 120 mm de curso na roda traseira e o nosso Sistema de Suspensão TwinLoc.

© Scott

SISTEMA DE SUSPENSÃO TWINLOC

A Spark equipa o nosso Sistema de Suspensão Twinloc. O TwinLoc é um sistema de suspensão patenteado pela SCOTT que funciona interligando o amortecedor, a suspensão e, em última análise, o quadro através de um manípulo remoto no guiador. Com este manípulo, o ciclista pode escolher entre os três modos de utilização, Descida, Controlo de Tração e Bloqueio, alterando assim a geometria da bicicleta, o amortecimento das suspensões e a dureza e progressividade da mola em simultâneo.

Com o Twinloc, pode ter três bicicletas numa só.

© Scott

Isso é particularmente importante para corridas de cross-country técnicas. Precisa da bicicleta mais eficiente para um sprint desde a linha de partida? O modo de Bloqueio é perfeito para isso. Single track técnico ou subidas íngremes onde a tração e a transferência de potência são essenciais? Mudar para o Modo de Tração e já está. E quando chegam ao topo e é tempo de dar tudo nas descidas, basta abrir a suspensão em Modo de Descida para tirar vantagem de tudo o que a Spark tem para oferecer.

O nosso novo manípulo também tem o atuador do espigão de selim telescópico por baixo do guiador. Esta solução ergonómica coloca todos os controlos da bicicleta num único local, tornando-os facilmente acessíveis em qualquer altura.


© Scott

“Não só soube que esta bicicleta era diferente quando a vi pela primeira vez, mas quando pedalei com ela pela primeira vez soube imediatamente que a SCOTT Sports tinha criado outra vencedora. Leve, rápida, capaz – tem tudo o que eu quero para uma bicicleta de XC moderna de competição e muito mais. ”

– Nino Schurter, 8x Campeão do Mundo & 7x Campeão da Taça do Mundo

© Scott

GEOMETRIA / DESIGN DO QUADRO

Olhando para o layout do quadro em geral, tivemos em conta anos de feedback dos atletas mais rápidos do mundo para desenvolver a geometria da nova Spark RC. Um dos principais objetivos para esta bicicleta era ter uma plataforma desenhada em torno de 120 milímetros de curso de suspensão dianteira e traseira. Ter mais curso de suspensão para os percursos cada vez mais técnicos era uma prioridade. O resultado é a bicicleta mais capaz de XC de sempre, e a mais leve no mercado com 120 milímetros de suspensão dianteira e traseira, pesando apenas 1,870 gramas com amortecedor.

© Scott

Ao trabalhar com atletas como Nino Schurter, Kate Courtney, e o resto da equipa Scott SRAM, fomos capazes de identificar com precisão exatamente o queríamos em termos de geometria. Queríamos a mais dinâmica das bicicletas de Cross Country, então apontámos para uma solução em termos de geometria que não sacrificasse nada em termos de eficiência quando necessitam de colocar toda a potência no chão ou de voar numa subida técnica, proporcionando assim aos atletas uma condução segura e inspiradora de confiança nas descidas de volta. Pelo que nos foi dito, acertámos em cheio.

© Scott

Outro dos nossos objetivos passava por manter as coisas leves. Desenvolvemos a Spark para ter duas zonas de construção principais – uma zona de rigidez e uma zona de leveza. Através de reforços no carbono em zonas estratégicas de rigidez, podemos optar por realmente salvar peso na zona de leveza. Algumas áreas do quadro têm menos espessura do que um cartão de crédito!

Integrar um amortecedor proporciona alguns constrangimentos em termos de peso mas a nossa equipa conseguiu desenvolver aqueles que são, até à data, os nossos mais leves triângulos dianteiros e traseiros em carbono, alcançando assim algo que procuramos sempre com as nossas bicicletas em carbono, uma bicicleta que não vos pesa enquanto vos motiva a puxar mais e mais.

© Scott

A nova plataforma Spark foi desenvolvida em torno de uma linha de corrente de 55 milímetros – isto permite-nos fazer coisas muito interessantes. Em primeiro lugar, podemos garantir uma grande folga para os pneus sem perder rigidez – isso é essencial para a transferência de potência. Para além disso, e podemos dizer que esta é uma grande vantagem para os atletas de XC, podemos facilmente montar pratos de 40 dentes.

Devido a vários pedidos, também nos certificámos que haveria espaço suficiente para colocar duas grades de bidon no quadro para os dias de aventura mais longos.

Todos os rolamentos vêm com uma proteção extra contra os elementos externos para garantir uma melhor performance e maior durabilidade.

© Scott

SYNCROS FRASER IC COMBO

© Scott

A nova Spark vem equipada com o novo guiador Syncros Fraser iC Combo. A integração de cabos apresenta alguns problemas mas o Fraser foi, em parte, desenvolvido para os resolver. Os designers da Syncros trabalharam neste formato para permitir que os cabos passem por baixo do guiador e nas laterais do avanço antes de desaparecerem para dentro de umas peças de plástico integradas na caixa de direção, o que garante um acabamento limpo e eficiente. Isto evita dobras ou torções nos cabos e garante uma parte frontal minimalista. Todos os nossos guiadores e avanços apresentam várias opções de montagem para ciclocomputadores, luzes e suportes para câmaras, tanto por cima como por baixo do guiador.

© Scott

Com a nova Spark também poderá ajustar o ângulo da caixa de direção em 0.6 graus, pode aumentar ou reduzir o ângulo. Isto pode ser feito sem cortar cabos ou sangrar os travões. Tudo o que precisa de fazer é desmontar o guiador, rodar os copos da caixa de direção em 180 graus e voltar a montar.

© Scott

EXCELÊNCIA NOS DETALHES

© Scott

A bicicleta tem também uma proteção de escora inteligente não apenas para proteger a bicicleta, mas também para manter o silêncio.

© Scott

A nossa ferramenta no eixo traseiro tem sido uma marca das nossas bicicletas durante anos e agora está melhor que nunca. Incorpora uma T25, uma T30 e uma chave allen 6 numa só peça. Com estas três opções podem ajustar todos os parafusos dos pivôs e quase tudo o resto que há para ajustar na bicicleta.

© Scott