Tudo começou com a ideia de um ciclista, que queria criar um abaixo-assinado e uma carta para que os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro se comprometessem com a infraestrutura cicloviária para o centro da cidade. A Transporte Ativo, então, sugeriu que ao invés disso se fizesse um estudo para entregar ao prefeito eleito um presente para a cidade, contendo todas as informações necessárias sobre as bicicletas no centro do Rio, que está repleto de obras de reurbanização e reestruturação dos transportes. Hora perfeita para incluir a bicicleta.

© Transporte Ativo

Fomos lá e fizemos. De forma colaborativa realizamos contagens e levantamos dados sobre os projetos cicloviários existentes para a região, por onde os ciclistas atuais pedalam e por onde possíveis ciclistas gostariam de pedalar e estacionar. Enfim, reunimos dados sobre a região que pudessem acrescentar ao estudo.

© Transporte Ativo

Convocamos pessoas interessadas e projetos existentes, nos reunimos, discutimos, desenhamos e fomos para as ruas contar e medir, num trabalho voluntário, feito de ciclistas para ciclistas e de cidadãos para cidadãos, com um objetivo comum, mudar nossa cidade, transformá-la em algo mais palatável para o ser humano ciclista / pedestre.

© Transporte Ativo

Ao final de 18 meses o projeto foi apresentado à população, imprensa e poder público, através de uma exposição realizada no Studio X – Centro do Rio de Janeiro.

© Transporte Ativo

Hoje, dois anos depois, a região do estudo já conta com três quilômetros de ciclovia implantados, dos 30 sugeridos, incluindo 180 vagas para bicicletas e 20 estações de bicicletas públicas.

© Transporte Ativo

ITDP Brasil e Studio X – Rio foram grandes parceiros nessa iniciativa e juntamente com os ciclistas do Rio de Janeiro, que ajudaram a promover mudanças substanciais em nossa cidade.
O sucesso foi tanto que o projeto vem sendo replicado em diversas cidades do país, como Aracaju e Belo Horizonte. O Ciclo Rotas para o Centro do Rio já foi apresentado na Bienal de Arquitetura em Shenzen, na China, no evento Urban Age da London School of Economics, no III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba e no Velo City Global 2014 em Adelaide na Austrália.

Ao lado uma imagem antes e depois da Av. Graça Aranha no Centro do Rio.