Arquivos históricos dão conta de que a primeira bicicleta dobrável foi patenteada pelo norte-americano Isaac R. Johnson, em 1889. Porém, é no ambiente moderno que ela faz muito sentido.

Mas, afinal, por que fazer uma bicicleta dobrar? Aqui estão cinco razões para você querer uma dobrável como próxima companheira de pedal!

1 – É prática

Se você mora em apartamento, não será um problema subir as escadas com ela dobrada embaixo do braço. No carro, não será preciso um rack externo: mesmo em um porta-malas pequeno, ela vai se ajustar também. Se onde você trabalha não tem paraciclo, vá em frente, leve-a para dentro do escritório e a aconchegue embaixo da sua mesa de trabalho. Prático, não é?

2 – Facilita o deslocamento intermodal

Com uma bicicleta dobrável, e levando em conta que o Brasil ainda carece de infraestrutura ciclística, é mais fácil fazer uma parte do trajeto em táxi, metrô ou ônibus. Você ficará feliz de estar com ela quando uma tempestade inesperada chegar: é só dobrá-la e seguir o caminho com o transporte público.

3 – É mais fácil se precaver de roubos

Mesmo que haja um estacionamento para bicicletas e que seja utilizada uma corrente para prendê-la ao paraciclo, sempre há a possibilidade de que a bike seja subtraída. É mais difícil roubar uma bicicleta dobrável, porque ela pode ser levada para dentro dos ambientes (residenciais ou comerciais). Ao invés de ficar na rua, ela vai estar em sua posse quando estiver no trabalho ou parar em um restaurante no caminho.

4 – É moderno e cool

A bicicleta dobrável possui um design um pouco diferenciado, para permitir que seu quadro e alguns acessórios – geralmente guidão e pedais – dobrem. Para os mais atentos, vai parecer inovador. Além disso, enquanto seus colegas trancam as bicicletas no estacionamento, você pedala até a porta, dobra a bicicleta e simplesmente entra: é divertido! Os menos perceptivos talvez não tenham curiosidade sobre o fato da bicicleta ser dobrável, mas ainda assim, o simples fato de estar pedalando já evidencia sua preferência por um transporte mais humano, saudável e amigável. Ah, isto sim é moderno e cool!

5 – Ela vai fazer você pedalar mais

Sabe aquele momento da viagem de férias em que você queria ter a bicicleta por perto? Uma dobrável poderá estar lá, sem prejudicar tanto o espaço das malas ou sem ser um volume tão grande no aeroporto. Este é só um exemplo dentre inúmeras situações em que uma bicicleta dobrável irá permitir que você se exercite mais, explore lugares novos, aproveite mais vezes as vantagens da bicicleta, enfim, pedale mais!

Então, que tal desdobrar-se em experiências e conveniências que essas bikes podem oferecer?