A bicicleta sempre protagonizou mudanças. Isso está acontecendo agora também. O mundo está mudando mais uma vez, e, mais uma vez, a bicicleta está exercendo seu papel em cena.

Por isso, vamos desmistificar alguns tabus sobre usar a bike como meio de transporte pelas cidades.

1. “Não tenho condicionamento físico para isso!”

Comece aos poucos. Você não precisa pegar pesado no começo, existem algumas práticas que podem te ajudar a pegar o ritmo sem sofrimento. Por exemplo, você pode começar por trechos: ao invés de ir da sua casa direto ao trabalho, você pedala até a casa de algum colega e vai de carona com ele.

Você também pode alternar o trajeto com o transporte público: escolha a bike para ir ao trabalho e volte de transporte público, e faça o contrário no dia seguinte. Mas aí tem o problema de onde deixar a bike? Já vamos chegar lá.

2. “Não vou chegar em tempo nos lugares que preciso.”

De bike você economiza tempo, e muito. Pode parecer mentira, mas uma pesquisa na Suíça aponta que, de bike em trajetos de até 8km, você vai chegar antes do que se tivesse ido de carro ou em tempo similar, e ainda economizar o dinheiro do combustível e estacionamento, entre outras coisas.

Além disso, você otimiza seu tempo de deslocamento, pois se desloca e se exercita ao mesmo tempo, algo que normalmente teria que ser feito em horários diferentes.

3. “Minha casa fica muito distante do meu trabalho.”

Faça trechos do trajeto de bike. Você pode começar fazendo alguns trechos do percurso de bike e depois pegar um transporte público ou ir com algum colega. Existem diversos terminais de metrô e ônibus que possuem bicicletários públicos super seguros para você deixar sua bike enquanto faz o trecho de transporte público. Além de você poder alternar entre ir de bike e voltar de ônibus/ metrô e vice-versa.

Se você é de São Paulo, dá para saber quais estações e terminais possuem bicicletários nesse link: http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/estacionamento-de-bicicletas/bicicletarios.aspx

4. “Não tenho onde deixar a bike no trabalho.”

Bicicletários e estacionamentos próximos podem te salvar nessa hora. Muitas empresas já possuem bicicletários. Se sua empresa onde você trabalha não houver, você pode tentar um acordo com o estacionamento para deixar a bike em algum lugar seguro enquanto trabalha. Algumas pessoas conseguem que a empresa crie bicicletários fazendo uma requisição formal.

Se você não conseguir nenhuma das opções acima, vale olhar academias e locais ao redor para ver se é possível deixar a bike. Muitas pessoas fazem acordos com estabelecimentos vizinhos que ajudam muito as duas partes.

5. “Não posso chegar suado no trabalho.”

Uma excelente alternativa é a bicicleta elétrica. Cada vez mais populares, elas prometem e cumprem a promessa de revolucionar a maneira na qual as pessoas se deslocam. Já consolidadas mundo afora, elas vêm ganhando força no Brasil com ótimas opções sendo produzidas nacionalmente com preços muito atrativos.

Muitas empresas possuem vestiário próprio para seus funcionários, onde é possível tomar um banho e trocar de roupa. Mas se esse não for o caso, você pode procurar por academias e outros estabelecimentos próximos que tenham um vestiário que você possa usar (funciona para muita gente).

6. “Acho muito perigoso ir de bike.”

Na maioria dos casos de acidentes urbanos envolvendo ciclistas, o motorista alega não ter visto o ciclista. Então use sempre piscas e luzes em sua bike, roupas claras e com detalhes refletivos. Sempre sinalize suas ações e seja previsível, isso vai ajudar a evitar muitos acidentes.

Além disso, conhecer o seu trajeto é super importante. Se possível faça-o no final de semana para conhecer bem o trajeto e escolher as ruas mais seguras. Procure sempre usar ciclovias e ciclofaixas. Evite ruas com tráfego muito intenso de carros e pessoas.

7. “Tenho medo de pegar chuva.”

Em um país como o nosso, onde vivemos as 4 estações do ano em um dia em algumas cidades, é preciso ficar de olho na chuva. Tenha sempre uma troca ao alcance, na mochila, no trabalho, onde for mais fácil. Para-lamas e capa de chuva podem ser bons aliados em casos de chuva mais leve.  Se a chuva for muito forte, talvez seja melhor deixar a bicicleta em casa.

E se você estiver no trabalho e começar a chover, pode usar o Uber naquele dia e recuperar a bike no dia seguinte.

Precisa de mais motivos para escolher a bicicleta?

Quem faz isso:

  • Possui bem-estar superior à quem não pedala
  • Aumenta a resistência contra gripes e resfriados
  • Falta menos no trabalho por questões de saúde
  • Economiza tempo e dinheiro
  • Respira menos poluentes
  • Evita dores por estresse
  • Contribui com o meio ambiente (e muito)
  • Ajuda a melhorar a qualidade do ar

As bicicletas estarão cada dia mais presentes em nossas vidas e isso já uma realidade. Comece a sua mudança!

Texto: Gabriel Manzelli

Fonte da matéria