Abuso sobre abuso

Uma pesquisa realizada em Londres, no Reino Unido, potencialmente reflete o que toda mulher sofre em cima de uma bicicleta em qualquer lugar do mundo: intimidação, abuso, assédio e até agressão física e sexual. O levantamento foi feito pela Rede de Mulheres pela Promoção do Uso de Bicicletas (London Cycling Campaign’s Women’s Network) com mais de mil ciclistas que relataram suas experiências no pedal.

© AdobeStock

Entre as mil entrevistadas, 93% disseram que motoristas usaram seus veículos motorizados para intimidá-las, e nove de cada dez ciclistas afirmaram que sofreram abuso, principalmente verbal, mas algumas também registraram agressões físicas e sexuais. A frase que mais escutaram foi “saia da rua!”.

A maior reivindicação das entrevistadas é por mais ciclovias e locais apropriados para pedalar. A pesquisa revelou ainda que mais de 20% desistiram de andar de bicicleta em decorrência dessas experiências criminosas e desagradáveis e mais de 50% são obrigadas a pedalar, pela falta de estrutura (em Londres), em vias inseguras ou por lugares ermos e mal iluminados em suas viagens.

Com base na pesquisa, a Rede de Mulheres está preparando uma petição para ser entregue à presidência da Câmara de Londres. No documento, elas pedem infraestruturas cicláveis seguras e de qualidade na cidade, mais segurança para as mulheres em bicicletas e redes cicloviárias locais para tornar os bairros menos ermos, escuros e inseguros.

O plano da entidade é que as mulheres se igualem aos homens no uso da bicicleta como meio de transporte na cidade até 2030. Atualmente, apenas um terço das viagens de bike na capital inglesa são feitas por mulheres.

Veja mais: https://bit.ly/bnlondfbike

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News