Capacete de bicicleta infanto juvenil

Dicas para você acertar na escolha do capacete de bicicleta ideal para crianças ou adolescentes

O capacete da bicicleta é um item de segurança que não pode faltar em nenhum pedal, ainda mais se quem está pedalando é uma criança ou um adolescente. Por isso, se você está procurando um capacete de bike infantil ou infanto-juvenil, siga as dicas abaixo e acerte na escolha!

Até porque, depois que alguém se acostuma a pedalar com o capacete, sair sem ele fica muito difícil – uma segurança que vale para o resto da vida.

Neste texto, trazemos algumas dicas de como escolher o capacete ideal para crianças e adolescentes.

Tamanho

O tamanho do capacete deve ser compatível com a cabeça de quem vai usá-lo. Por isso, o primeiro passo é medir, com uma fita métrica, a circunferência da cabeça do ciclista. Com isso em mente, lembre-se que a maioria dos fabricantes possuem tabelas de tamanho e que muitos modelos têm medidas universais, recomendadas por idade, o que ajuda bastante na hora de escolher um modelo para comprar online.

Mas, no fim das contas, a melhor opção sempre é vestir o capacete e ver se ele realmente se encaixa bem, principalmente por conta da variação nos formatos dos diferentes modelos – pessoas com origem oriental, principalmente os japoneses, muitas vezes sentem-se melhor com capacetes com a forma mais redonda, por exemplo. 

Por isso, depois de vestir, certifique-se de que o capacete se ajuste com conforto e segurança na cabeça da criança ou jovem. Ele deve ser ajustado de forma a não se mover de lado a lado ou para cima e para baixo.

Certificados de segurança

No Brasil, todos os capacetes vendidos dentro do mercado legal possuem, ao menos, a certificação do INMETRO. Com ela, você sabe que se trata de um produto com o mínimo de qualidade, e também que você não está comprando um produto ilegal. 

© GIRO

Mas existem muitas outras certificações de segurança. Modelos como o Giro Tremor, por exemplo, atendem aos padrões europeus e norte-americanos para capacetes para ciclistas de 5 ou mais anos – modelos importados de marcas renomadas como Giro e Bell costumam atender padrões internacionais, já que eles também são vendidos lá fora. 

Todas as certificações podem ser encontradas no próprio capacete, na forma de adesivos na parte interior dele. Uma boa dica é certificar-se de que o capacete atende aos padrões de segurança estabelecidos pela Organização Internacional de Padrões (ISO), pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) ou pela CE, indicando aprovação para uso na Europa.

Dicas gerais para escolher um capacete de bike

Os melhores capacetes de bicicleta utilizam um tipo de construção especial chamada “in-mold”. Nela, uma camada de isopor é permanentemente fundida com um “casco” de plástico duro, combinação que oferece proteção contra impactos e também contra perfurações.

Além disso, vale a pena prestar atenção em outros detalhes como a qualidade do acabamento e a presença de mecanismos de retenção, que ajudam a manter o capacete firme na cabeça.

Normalmente, estes mecanismos são ajustados por um botão giratório na região da nuca, que aperta ou solta um conjunto de tiras de plástico que prendem o capacete na cabeça do ciclista, evitando que ele saia do lugar em caso de quedas. 

© GIRO

Apesar de ser um recurso um pouco mais avançado, este tipo de mecanismo pode estar presente até mesmo em capacetes para ciclistas bem jovens, como é o caso do Giro Scamp, modelo indicado para crianças a partir de 1 ano de idade que já vem equipado com o sistema Roc Loc Jr.

Além disso, é bem importante prestar atenção nas tiras de ajuste do capacete. Lembre-se que as fivelas devem ficar logo abaixo da orelha e que o fecho deve estar apertado o suficiente para evitar que o capacete saia da cabeça. 

Deixe a criança escolher o modelo

A não ser que o presente seja uma surpresa (falaremos mais sobre isso abaixo), convém deixar a escolha do modelo para quem vai usar, desde que ele tenha os certificados de segurança, o tamanho certo e também caiba no seu bolso.

Isso porque, as chances da criança ou do adolescente usarem o equipamento aumentam exponencialmente se ele combinar com o gosto pessoal do ciclista – e isso vale para qualquer idade. 

Mas se a ideia é dar o equipamento de presente, vale a pena aprender um pouco sobre cada uma das modalidades do ciclismo, para comprar um capacete adequado: 

Capacetes de mountain bike – Feitas para andar na terra, as bicicletas de mountain bike tem o guidão reto e pneus com muitos cravos. Elas são a versão “jipe” do mundo das bikes e, normalmente, os capacetes utilizados nessa modalidade possuem uma pequena viseira, que ajuda a proteger contra o sol, mas também contra galhos ou outros obstáculos comuns nas trilhas.

© GIRO

Além disso, muitos capacetes de MTB como o Bell Sidetrack, estende-se na parte traseira da cabeça, proporcionando mais proteção na área na nuca. Além disso, as tiras anti-torção No-Twist Tri-Glides e o sistema de retenção Ergo-Fit mantêm o equipamento sempre firme na cabeça – tecnologias semelhantes podem ser encontradas no Giro Tremor, indicado para jovens a partir de 5 anos, que tem sistema de retenção Roc Loc Sport, espumas laváveis e adesivos reflexivos. 

A Bell ainda oferece o Sidetrack 2, que conta com todas as vantagens do Sidetrack, mas com um desenho mais arrojado, viseira removível, sistema de eliminação de suor Sweat Guide e até mesmo uma versão equipada com MIPS, sistema que ajuda a dissipar a energia dos impactos não lineares, aumentando bastante a segurança do equipamento. 

Lembre-se que este tipo de capacete é mais indicado para trilhas e passeios não muito radicais, já que eles não oferecem proteção para o rosto

Capacetes fechados – Indicados para modalidades mais radicais que envolvem saltos, alta velocidade e percursos mais desafiadores, os capacetes fechados são mais quentes e pesados, mas tem a vantagem de oferecer mais proteção para o rosto – confira dicas para escolher um capacete fechado

© GIRO

Por isso, se quem for usar for praticante de modalidades como o BMX, Downhill, Dirt Jump, Enduro ou Freeride, vale a pena procurar modelos com queixeira. Apesar de não ser um capacete infantil, o Bell Super Air R pode ser uma boa opção para adolescentes, principalmente pelo baixo peso e pela boa ventilação. 

Capacetes para ciclismo de estrada – Ventilação e baixo peso são os principais pontos a se observar em um capacete para ciclismo de estrada, que normalmente é praticado com bicicletas com pneus bem finos e lisos, e com o guidão curvado para baixo.

Opte por modelos com amplas aberturas de ventilação e que sejam leves, já que é comum usar o equipamento por várias horas quando pedalamos na estrada. Além disso, a viseira costuma ser descartada nesta modalidade, já que ela prejudica a aerodinâmica do capacete – ponto positivo para capacetes com viseira removível.  

Capacetes com ótimo custo-benefício

Muitas marcas contam com linhas para ciclistas super jovens, inclusive a Absolute Bike, que possui diversos modelos indicados para meninos e meninas a partir de 2 anos de idade, sempre com preço competitivo, muita qualidade e diversas opções de estampas. 

© GIRO