A hora de trocar
Pneus de bicicleta são diferentes dos de carros, pelo menos em alguns aspectos. Por exemplo, via de regra, não há indicadores de desgaste nos pneus da bicicleta, como é comum em automóveis. Sendo assim, precisamos procurar outros indicadores.
É muito simples, talvez você diria, é só ver o desgaste.
É verdade, essa leitura junto com o bom senso, são essenciais para uma boa avaliação. De qualquer forma, existem três indicadores simples que nos dão sinais de que é hora de botar a mão no bolso e trocar o pneu.
3 sinais de que está na hora de trocar os pneus
1. O pneu não adere como antes, principalmente na tração ou na frenagem, onde a banda de rodagem que sofre mais desgaste, ou seja, a central, tem mais responsabilidade no desempenho.
2. Pneu fura com mais frequência. Esta é uma indicação clara. Você foi perdendo altura de borracha, distância de fora para dentro, e as perfurações agora acontecem mais facilmente.
3. Desgaste dos gomos do pneu. Essa é a mais óbvia. O pneu começa a se desgastar, na banda de rodagem, e os sulcos ficam cada vez mais rasos. Não tem milagre… se não quer se incomodar, precisa trocar.
Obviamente você pode continuar com seu pneu desgastado “até ver a lona”, mas, por segurança e para aproveitar seu pedal 100%, é importante saber quando é hora de trocar. E, é claro, o pneu traseiro terá que ser trocado com mais frequência, pois o desgaste na traseira é maior.