Mercado de bicicletas gera milhares de empregos em 2021

O número de empregos formais do mercado de bicicletas continua crescendo. Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que de janeiro a maio de 2021 o setor de bicicletas já gerou 1.363 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os números são relativos a apenas três atividades: comércio varejista, comércio atacadista e indústria de bicicletas e componentes.

Empregos nas lojas de bicicletas

O varejo da bicicleta, de janeiro a maio de 2021, gerou 862 novos empregos com carteira assinada no Brasil. Comparando com o mesmo período de 2020, houve um aumento de 338%. Se considerarmos desde janeiro de 2020, o saldo de novos empregos com carteira assinada, nas lojas de bicicletas, é de 1.973 novos postos de trabalho. No somatório geral, lojistas empregam hoje mais de 16,5 mil trabalhadores com carteira assinada.

Vale destacar a Bahia, que em 2021 já aumentou em 10% os empregos com carteira assinada nas bicicletarias.

Empregos no comércio atacadista de bicicletas (importadores e distribuidores)

Os cinco primeiros meses de 2021 já superaram todo o ano de 2020 em geração de novos empregos no comércio atacadista de bicicletas.

De janeiro a maio de 2021 foram gerados 128 novos empregos com carteira assinada no comércio atacadista de bicicletas. Comparando com o mesmo período de 2020, houve um aumento de 183%. Atualmente, são 3,4 mil pessoas com empregos formais nesta atividade.

Empregos na indústria da bicicleta no brasil

De janeiro a maio de 2021 foram gerados 373 novos empregos com carteira assinada nas indústrias e montadoras de bicicletas no país. Comparando com o mesmo período de 2020, houve um aumento de 288%. Atualmente, são 10,2 mil empregos com carteira assinada nesta atividade.

Veja os gráficos da geração de empregos pelo mercado de bicicletas no Brasil: https://bit.ly/CagedBicicleta052021

Potencial de novos empregos no cicloturismo

Potência comercial e industrial na Europa, a Alemanha atualmente tem um número muito superior de vagas no cicloturismo do que em todo o restante do mercado de bicicletas. Os números mais recentes apontam que a bicicleta empregue 281 mil alemães, sendo 204 mil no cicloturismo.

Cicloturismo no Brasil é o tema da Bicicleta News especial deste sábado. Disponível para todos os assinantes. Quem ainda não é assinante, basta mandar uma mensagem para nós: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike