40 mil euros aos cidadãos

O Município de Braga vai criar um sistema de apoio ao cidadão na compra de bicicletas, um programa que entra em vigor em setembro e conta com 40 mil euros até ao final do ano. E vai celebrar um acordo com a empresa Ridemovi para disponibilização, antes do verão, aos munícipes de 150 bicicletas elétricas: “passaremos a ter 210 bicicletas em modo de partilha, a que se somam 600 trotinetas”, disse a O MINHO a vereadora da Mobilidade, Olga Pereira.

Os dois assuntos vão ser debatidos e votados essa semana em reunião de Câmara.

No primeiro caso, propõe-se que o Executivo aprove o início do procedimento de criação de um regulamento de apoio à aquisição de bicicletas e acessórios, que deverá depois ser publicitado na Internet, no sítio institucional da Câmara. E que quantificará o apoio a conceder.

A segunda proposta é a da implementação de uma rede de veículos de mobilidade partilhada, mediante a qual, a empresa Ridemovi se compromete a disponibilizar uma frota de veículos, incluindo bicicletas elétricas, para uso da população, garantindo a acessibilidade e disponibilidade adequadas. 

O protocolo diz que a Ridemovi será responsável pela manutenção regular dos veículos e pela sua operação segura, garantindo a disponibilidade de uma equipa de suporte para lidar com qualquer problema técnico ou emergência. 

A empresa compromete-se a realizar campanhas de consciencialização e divulgação para incentivar o uso dos modos suaves e da mobilidade partilhada na cidade e a promover o uso das bicicletas elétricas como uma alternativa sustentável e saudável de transporte. 

O documento determina, ainda, que a Câmara fornecerá o suporte necessário para garantir a integração eficiente dos serviços da Ridemovi com a infraestrutura urbana existente, incluindo a criação de “hotspots” e o mapeamento das áreas de não acesso pelos veículos. 

“É uma iniciativa para promover os modos suaves, apostar na mobilidade sustentável e incentivar o uso de modos de transporte partilhados em Braga. O transporte sustentável desempenha um papel fundamental na redução da poluição atmosférica, diminuição do congestionamento do tráfego e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, sublinha Olga Pereira.

O Município lembra que tem desenvolvido várias iniciativas, algumas delas em curso, que incentivam a integração e o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, proporcionando uma deslocação ativa para o trabalho ou para a escola.

Tal consubstancia-se em projetos como: “Bicification – O futuro em duas rodas”; Aprendizagem de condução de bicicleta na Escola Rodoviária de Braga; Implementação de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas; O Cicloexpresso em escolas da cidade.

Está, por outro lado, a criar melhores condições para a mobilidade em bicicleta na cidade, com o melhoramento e a introdução de uma rede de ciclovias, com a colocação de infraestruturas relacionadas, como bicicletários, e a reforçar a infraestrutura ciclável segregada.

Fonte