Atualização de firmware

Aqueles que competem em Enduro ou simplesmente procuram obter todo o desempenho possível das suas eBikes se beneficiarão das melhorias introduzidas pela Shimano, indo ao encontro das necessidades dos diferentes pilotos patrocinados, que resultou numa atualização de firmware para os seus motores EP80, agora disponível para quem quiser usar essas novas funções.

O motor recebe funções interessantes incorporando todas as evoluções que a marca tem vindo a desenvolver em conjunto com as suas equipes do Campeonato do Mundo de Enduro Yeti / Shimano EP Racing Team, e também equipes como Enduro Rotwild Schwalbe e OOLab.

Entre as novidades encontramos um maior nível de assistência para o modo Boost, uma progressão de corte de velocidade máxima personalizável e uma assistência de arrasto expandida quando você para de pedalar.

A atualização já está disponível para todos aqueles cujas bicicletas possuem motor EP801 e que será incorporada em série nas eBikes fabricadas a partir de 25 de junho.

A melhoria da assistência no modo Boost permite atingir 400% de assistência, oferecendo uma resposta mais rápida à pedalada do ciclista, permitindo-lhe enfrentar subidas técnicas com total confiança.

Agora também é possível personalizar a forma como a assistência diminui à medida que a eBike se aproxima dos 25 km/h que marcam a velocidade de corte para que ocorra de forma mais progressiva ou mais abrupta dependendo das preferências do ciclista. Também é adicionada uma função que mantém a assistência por alguns segundos mesmo que paremos de pedalar para que o piloto possa se concentrar na linha correta e na absorção em áreas complicadas sem medo de perder a inércia necessária para facilitar a passagem por essas áreas.

Obviamente, o tempo que a assistência é mantida após parar de pedalar pode ser personalizado em três configurações: curto, médio e longo e o ciclista tem a opção de cancelá-la a qualquer momento pedalando para trás se necessário.

Embora não se trate especificamente do motor, nesta última atualização a Shimano também introduziu alterações na função Auto Shift para que ela seja desconectada caso o ciclista faça uma mudança manual para retomar a operação automaticamente logo em seguida. Desta forma, você pode evitar que o AutoShift funcione em áreas onde preferimos ser nós que escolhemos o caminho específico para cruzar.

Fonte