Biniam Girmay

O eritreu Biniam Girmay fez história hoje no Tour de France: se tornou o primeiro eritreu a vencer no Tour.

A etapa de hoje foi a primeira para velocistas, com quase mil metros de ganho de elevação em 230,8 km de percurso.

O campeão mundial Mathieu van der Poel completou a etapa com a mão no ombro, indicando alguma dor na região. Fernando Gaviria (Movistar) foi o segundo e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) completou o pódio. Na disputa pela classificação geral, Richard Carapaz vestirá a camisa amarela de líder do Tour de France.

Girmay teve dificuldade em conter as lágrimas após sua vitória: “Desde que comecei a pedalar, nunca ousei sonhar em um dia participar do Tour de France”.

“Quero agradecer a Deus por tudo. Desde que comecei a andar de bicicleta nunca ousei sonhar em um dia participar do Tour de France. Ganhar na minha segunda participação é ótimo”, afirmou o piloto da Intermarché-Wanty.

“Gostaria de agradecer à minha esposa, à minha família e ao povo da Eritreia e da África. Eles deveriam estar orgulhosos, agora fazemos parte das grandes corridas. Este é o nosso momento. Isto é para todos os africanos, estou muito feliz hoje.”

“Ainda não vencemos um Tour, mas agora é o nosso momento. Queríamos correr para Gerben Thijssen, mas se fosse difícil eu tentaria vencer. No último quilômetro fui sozinho. Vencer todos os grandes velocistas aqui é muito motivador”, concluiu Girmay.