Água na camisa

O ciclismo tem o hábito de evoluir constantemente. A roda das novidades gira incansavelmente e agora é a vez do gravel e das características particulares desta disciplina. A natureza das corridas de gravel muitas vezes exige que os corredores percorram longas distâncias antes de poderem repor as suas reservas de água. Isto espalhou as mochilas de hidratação por todo o pelotão, embora agora a indústria têxtil do ciclismo tenha se proposto a resolver os inconvenientes associados a este acessório.

No complexo mundo da competição, qualquer ganho é bem-vindo e qualquer ineficiência no design prejudica as opções do corredor. As mochilas de hidratação permitem transportar água extra e são uma fórmula recorrente entre os ciclistas de gravel de alto nível, mas também acarretam uma penalização aerodinâmica e um desconforto que têm motivado a procura de alternativas.

© Rapha Blaerosuit

As bolsas de hidratação integradas nas camisas eliminam o desconforto de carregar uma embalagem mais ou menos volumosa nas costas e algumas outras dificuldades típicas das mochilas de hidratação convencionais: restrição de acesso aos bolsos, menor respirabilidade e aerodinâmica, rebote ou maior peso.

Em primeiro lugar, a marca Castelli foi a primeira a anunciar uma camisa com bexiga de hidratação integrada. A empresa italiana batizou-a de Unlimited Pro Jersey e tem se dedicado a manter altos níveis de desempenho e aerodinâmica. A bolsa de hidratação tem capacidade para 1,5 litro e é confeccionada em malha resistente com importante fluxo de ar que evita a umidade.

Além disso, possui tiras de gancho para prender o tubo da bolsa quando não estiver em uso. Por outro lado, o tecido utilizado é um “tecido aerodinâmico texturizado” para as mangas.

A Unlimited Pro Jersey foi desenhada para uso de nível profissional, é oferecida em sete tamanhos, três cores e está disponível por 129,95 euros.

Depois, a Rule28 apresentou a Gravel Suit, com design semelhante e bolso nas costas também compatível com bolsa de hidratação de 1,5 litro. A camisa é usada por pilotos como Danni Shrosbree e Dylan Johnson.

© Rapha Blaerosuit

Por fim, a Rapha também apostou na Blaerosuit, uma camisa com espaço para bolsa de hidratação de 2 litros e sistema de cinta interna para segurá-la enquanto pedala.

A Rapha garante que trocar a bolsa é simples e pode ser feito sozinho. A empresa explica que o pedido inicial de solução para mochilas de hidratação convencionais foi feito por Keegan Swenson, vencedor do Unbound Gravel 2023.

A Unlimited Pro Jersey da Castelli é o único dos três modelos que está à venda atualmente, enquanto o Gravel Suit da Rule28 e o Blaerosuit da Rapha permanecem protótipos e atualmente não estão sendo comercializados.

© Castelli Unlimited Pro Jersey 

Fonte