55 metros

HOLANDA: maior bicicleta do mundo tem 55 metros

O veículo é feito de uma longa treliça reforçada de metal e, em vez de rodas finas e pneus de ar comprimido, funciona com dois rolos compressores. Revestidos com uma camada de borracha, eles aplicam força no asfalto quando duas pessoas (uma na frente e outra atrás) pedalam, movendo as correntes e levando o trambolho de 55 metros para frente.

As partes dianteira e traseira foram fabricadas de forma artesanal. Já o corpo da bike foi feito por uma empresa especializada. Uma peculiaridade do veículo é que, ao contrário de bikes convencionais, quem pilota fica acomodado no interior da estrutura de metal.

© Divulgação/Guinness

Ao site do Guinness, o holandês Ivan Schalk, de 39 anos, que liderou a criação da bike gigante, disse que teve a ideia da bicicleta gigante ainda na infância. Ele começou o projeto em 2018, como forma de ocupar o tempo livre, e viu a construção ser interrompida duas vezes, devido a pandemia de Covid-19.

Com experiência prévia na construção de carros alegóricos, Schalk conta que buscou voluntários para tirar a ideia da bike gigante do papel durante festejos de carnaval — que, por incrível que pareça, são comuns na cidade onde vive, Prinsenbeek, que fica a pouco mais de 100 quilômetros ao sul de Amsterdã.

“Prinsenbeek é conhecida por ter pessoas dispostas a ajudar e mão de obra altamente qualificada”, disse Schalk, em entrevista ao site do Guinness. “Você pode gostar de ficar em frente à TV [no seu tempo livre], mas não é assim que as pessoas são em Prinsenbeek. Temos o conhecimento técnico e queremos aplicá-lo ao máximo”.

© Divulgação/Guinness

Os oito integrantes da equipe do holandês Ivan Schalk que quebraram o recorde de maior bicicleta da história (Foto: Divulgação/Guinness)

GUINNESS BOOK

Para entrar para o Guinness Book, a equipe de Ivan Schalk precisava pedalar a bicicleta gigante por pelo menos 100 metros. Para isso, dois integrantes pedalaram, um na frente e outro atrás.

Além do recorde de maior bicicleta funcional da história, o grupo adaptou o veículo para quebrar, também, outra marca: o de maior bicicleta “Tandem”. Isso foi possível após a equipe adicionar mais pedais e guidões à estrutura da bike gigante.

O recorde anterior pertencia ao australiano Bernie Ryan que, em 2020, teve reconhecida pelo Guinness a sua bicicleta de 47.5 metros. Vale a menção, no entanto, de que o título mudou de mãos várias vezes ao longo das últimas décadas.

O primeiro recorde reconhecido pelo Guinness veio em 1965, para uma bicicleta feita em Colônia, na Alemanha, que tinha 8 metros. Inventores de países como Nova Zelândia, Itália, Bélgica e Austrália – além da própria Holanda – também já criaram magrelas recordistas.

Fonte