Caminho da Fé

2º ano consecutivo de contagem contabilizou 4.567 ciclistas durante 30 dias

A mais recente contagem de ciclistas, no Caminho da Fé, revelou um aumento significativo de 31,2% no volume de ciclistas de um ano para o outro. Entre abril e maio deste ano, 4.567 ciclistas percorreram a rota, ante 3.480 registrados no mesmo período de 2023. São 152 ciclistas, em média, por dia. Projeta-se que aproximadamente 54,8 mil ciclistas pedalarão o Caminho da Fé ao longo de 2024.

Esse crescimento tem sido celebrado pelos comerciantes locais. Ricardo, sócio da pousada e ponto de apoio Bar do Gato, destacou o aumento de 100% na capacidade de ocupação da sua pousada para atender à crescente demanda. “O caminho está cada vez mais popular, inclusive entre estrangeiros. Recentemente, recebemos um casal do México que estava fazendo o percurso pela primeira vez”.

A iniciativa das contagens é da Aliança pelo Cicloturismo, liderada pela Aliança Bike, Rede Trilhas, o Observatório do Cicloturismo e Sacis/Eco-Counter, cujo objetivo é criar uma série histórica que demonstre o crescimento da demanda e apoie as gestões das rotas.

Camila Bassi, gestora executiva do Caminho da Fé, ressaltou a importância desses dados para o planejamento estratégico, evidenciando o crescimento contínuo da rota.

Além do aumento no número de ciclistas, houve um crescimento no uso de bicicletas elétricas, representando cerca de 35% dos ciclistas atendidos pelo comércio do Jucemar de Souza, proprietário da Hospedaria e Lanchonete Jucemar. Ele destacou que em 2013, primeiro ano do seu negócio, atendia apenas um ciclista por semana, enquanto hoje, em dias de pico, mais de 400 ciclistas percorrem o Caminho da Fé.

Veja mais: https://bit.ly/4bOuzky

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News