Shimano adiciona motores específicos para bicicletas de carga e permite baterias de marcas parceiras

Foram lançadas duas novas unidades de propulsão para bicicletas elétricas pela marca japonesa. Elas são projetadas especificamente para bicicletas e-cargo, uma categoria em expansão no momento.

A Shimano observou como as bicicletas elétricas de carga se comportam e são usadas e, em seguida, desenvolveu um novo conjunto de configurações de firmware para o EP8 e o E6100 existentes para lidar melhor com cargas pesadas de até 250 kg.

O segredo para a configuração específica da carga é a capacidade do motor de empurrar o torque máximo quando se aplica um torque de pedalada muito menor.

O logotipo Cargo em amarelo na lateral do motor está ali para diferenciar a versão específica da bicicleta de carga. Já as características dos motores são as mesmas de um Steps padrão. Eles vêm com as opções Eco, Normal e Alto, e pode usar o app Shimano e-Tube para personalizar as configurações.

As variantes específicas de carga dos dois motores Shimano Steps são o DU-EP800-CRG e o DU-E6100-CRG. Ambos são compatíveis com engrenagens de cubo Nexus.

O EP8 é um modelo de alto desempenho que o E6100, portanto, oferece mais suporte. A Shimano diz que também é mais silencioso e tem melhor refrigeração devido à carcaça com aletas e engrenagem interna mais eficiente.

Ele empurra até 85 Nm de torque de pico nos modos Normal e Alto, enquanto o modo Eco ajuda a reduzir o uso da bateria. Há também um modo Walk Assist para ajudar a mover a bicicleta de carga quando ela não está sendo conduzida.

Em contraste, o E6100 fornece 60 Nm de torque máximo de um motor um pouco maior.

Ambas as unidades podem ser emparelhadas com engrenagens de cubo internas Di2 para fornecer um modo de ‘partida’, que cai para uma marcha mais baixa predefinida quando você parte. Esta configuração também pode ser configurada para oferecer mudança automática, que muda de marcha com base no torque e na velocidade de entrada do piloto.

Dá pra operar os novos motores com baterias de 630Wh, 514Wh ou 408Wh da Shimano ou baterias de terceiros de parceiros Shimano, junto com o trem de força e componentes de freio Shimano compatíveis.

(Divulgação Shimano)

Baterias de terceiros para alcance extra

A Shimano também abriu compatibilidade para baterias fornecidas por terceiros, o que permite capacidade extra de bateria.

Isso quer dizer que os fabricantes de e-bikes de carga parceiros da Shimano, poderão instalar baterias com capacidades de até 750Wh de fabricantes parceiros.

A Shimano também está planejando permitir que até quatro baterias sejam conectadas ao seu sistema Steps, o que potencialmente forneceria uma enorme capacidade de 3.000Wh e permitiria o uso intensivo de bicicletas de carga durante todo o dia.