Flight Attendant é o novo sistema de suspensão automática sem fio da RockShox

O novo sistema de ajuste de suspensão Flight Attendant da RockShox foi projetado para controlar o amortecimento da compressão no garfo de suspensão e amortecedor, ajustando-o automaticamente para criar um pedal mais eficiente possível.

A RockShox afirma que seu novo sistema é “preditivo” em vez de “reativo”, graças à maneira como os sensores se comunicam. E, assim como os drivetrain AXS da SRAM, o Flight Attendant é totalmente sem fio.

Entretanto, este não é o primeiro sistema desse tipo. A RockShox trabalhou ao lado de Lapierre (assim como Ghost e Haibike) para produzir o sistema EI, que a marca apresentou em vários modelos, incluindo sua bicicleta de enduro, a Spicy.

O próximo grande salto (e realmente foi um salto significativo) no desempenho veio por cortesia da Fox Suspension, que nos trouxe o Live Valve. Usando uma série de sensores estrategicamente posicionados, a Live Valve permite que o garfo e o amortecedor reajam rapidamente ao terreno e permite que você ajuste a sensibilidade. Também funciona de maneira impressionante, mas muitos argumentarão que não é perfeito.

Cinco coisas que você precisa saber sobre o novo sistema de suspensão automática RockShox Flight Attendant:

  • O Flight Attendant usa sensores em seu garfo, amortecedor e pedaleira para ajustar automaticamente o amortecimento da suspensão.
  • O sistema é totalmente sem fio.
  • Atualmente, só está disponível em bicicletas da Trek, Specialized, Canyon e YT.
  • O sistema oferece grande potencial de ajuste para atender às necessidades do atleta.
  • Ele não realiza recomendações de configuração para você.

Como funciona o sistema RockShox Flight Attendant?

O Flight Attendant foi projetado para fazer sua suspensão funcionar da maneira mais eficiente possível. Isso significa fortalecer a moto quando a trilha fica plana ou lisa, mas garantir que a suspensão ainda funcione o suficiente quando os pneus precisarem encontrar tração.

Então, é claro, a suspensão precisa estar funcionando da melhor forma quando a trilha começa a apontar para baixo, para garantir que o piloto consiga tirar cada milímetro de curso para obter o máximo de aderência e conforto.

Sensores galore

Como isso é feito? O novo sistema RockShox Flight Attendant levou sete anos completos para ser criado e consiste em um módulo de controle de garfo (que é onde a configuração e personalização acontecem), um módulo de motor no amortecedor traseiro e um sensor de pedalada dentro do eixo do suporte inferior.

Em seu cerne está um algoritmo complexo que faz todas as tomadas de decisão, garante que você está no ambiente certo na hora certa e, de acordo com RockShox, foi o osso mais difícil de quebrar quando se tratava de fazer as coisas parecerem certas. Todo o sistema é sem fio, assim como a engrenagem AXS da SRAM.

© RockShox

Junto com o sensor de pedalada, há acelerômetros alojados dentro do garfo e módulo de choque.

Enquanto eles fazem seus negócios captando cada solavanco ou mudança no gradiente, o sensor localizado dentro da pedaleira está lá para detectar qualquer entrada do pedal. Embora alguns tenham especulado se o sensor do pedal está medindo mais do que apenas as entradas do piloto (a SRAM oferece medidores de potência Quarq, afinal), a RockShox nos garante que não está. Ele simplesmente detecta se você está pedalando. Dito isso, é sensível o suficiente para responder a movimentos menores do Pedivela e não apenas a revoluções completas.

Configurações e modos do Flight Attendant RockShox

O Flight Attendant teve início com apenas duas configurações (Abrir e Bloquear) até que a equipe viu o potencial de adicionar uma terceira configuração, em algum lugar no meio.

© RockShox

Foi assim que surgiu a configuração do Pedal, na sequência da adição da equipa de um sensor de pedal rudimentar. Isso foi adicionado não tanto para as escaladas longas e suaves até o topo da montanha, mas para criar uma plataforma mais eficiente ao enfrentar uma pista ondulante onde você não teria a oportunidade de alcançar a alavanca de choque para firmar as coisas, no entanto, ainda experimenta perda de energia devido à oscilação da suspensão enquanto você pedala.

Adicionar a terceira configuração visa melhorar isso e oferecer o melhor dos dois mundos, firmando a suspensão o suficiente para permitir que você realmente diminua a potência, mas também permitindo que suas rodas absorvam os piores solavancos.

Portanto, embora as configurações (Abrir, Pedal e Travar) sejam autoexplicativa, os três modos precisam de alguma explicação.

Auto mode, Manual mode and Override mode

No modo Automático (Auto Mode), como você provavelmente pode imaginar, o comissário de bordo alterna automaticamente entre suas três configurações. Isso significa que o motociclista pode deixar os controles em paz e deixar que o sistema faça o raciocínio.

Se você está preocupado com o fato de os robôs estarem realmente começando a assumir o controle, não se preocupe, pois o modo Manual (Manual Mode) permite que você alterne entre as configurações usando o botão designado em seu controlador AXS esquerdo.

Finalmente, há o modo Override mode. Isso permite que você atalhe do modo Automático para a configuração designada, pressionando e segurando o botão designado em seu controlador AXS. Quando você quiser reverter para o modo automático, toque no mesmo botão novamente e ele voltará.