Sensor de movimento corporal pode acabar com o doping de dados e melhorar rendimento de ciclismo indoor

O Incus Nova surge como uma possível revolução para os usuários de plataformas como o Swift.

Ele é um sensor de movimento corporal que pode tanto melhorar bastante o realismo do ciclismo indoor como detectar trapaça, de acordo com seu fundador.

O Incus usa tecnologia de medição corporal para alterar a aparência de um avatar, dependendo se o ciclista está em declive, fora do selim, sentado na vertical para subir ou descer, além de alterar seu CdA (arraste) no jogo.

(Divulgação)

Dados detalhados do Incus, que seriam combinados com dados de potência e frequência cardíaca, também poderiam ajudar a fornecer outra etapa na verificação de que o desempenho é humano, em vez de auxiliado por doping de dados, já que o ciclismo indoor também precisa lidar com isso.

Segundo o designer e fundador da Incus, Chris Ruddock, a marca está atualmente em negociações com duas plataformas de ciclismo indoor.

O Incus Nova, com 30 gramas, custa 199 libras e é usado na parte superior da coluna, inserido em roupas Incus especialmente projetadas. Ele usa MARG (magnético, taxa angular e gravidade) e sensores ambientais para mapear o movimento do corpo. Foi lançado pela primeira vez para natação.

A Incus diz que, uma vez que o piloto esteja usando o dispositivo no treinamento, a plataforma irá construir um perfil de quanta força ele produz quando seu corpo se move de uma determinada maneira, detectando assim quando as leituras de potência são inconsistentes.

Para o ciclismo indoor, Ruddock explica quais seriam as vantagens: “Os atletas usariam o dispositivo durante o treinamento, coletamos essas informações e dados, ensinamos nossos algoritmos a reconhecer essas tendências ao longo do tempo. Uma vez aprendido, podemos aplicá-lo a informações que o dispositivo não coletou e o dispositivo é capaz de fazer suposições e julgamentos informados, classificando a atividade quando você está em declive, abaixado, ou quanto movimento lateral você tem quando está dentro e fora do selim”.