Vitória histórica do africano Biniam Girmay

Ghent-Wevelgem 2022: vitória histórica do africano Biniam Girmay

Em um esporte que é, até hoje, muito branco, o eritreu Biniam Girmay fez história nesse último domingo, 27. 

A Gent-Wevelgem 2022 é uma corrida de um dia de ciclismo de estrada que ocorreu nas províncias de Flandres Ocidental e Hainaut, no oeste da Bélgica. Foi a 84ª edição do Gent–Wevelgem e o 10º evento do UCI World Tour 2022. Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), de 21 anos, levou a vitória ao ultrapassar Christophe Laporte (Jumbo-Visma) nos 250 metros finais do clássico de paralelepípedos. Essa é, até agora, a maior vitória do jovem africano, e a primeira de um africano na competição.

Crédito foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2022

O eritreu lançou o sprint de muito, muito longe; cerca de 300 metros. Mas, com uma potência verdadeiramente extraordinária, ele conseguiu manter todos os seus rivais à distância até levantar os braços na linha de chegada.

“É inacreditável, incrível. Não podia esperar por isso. Acabamos de mudar meu plano há alguns dias na sexta-feira. Viemos apenas por um bom resultado. Esta corrida é incrível. Inacreditável”, disse Girmay.

Girmay, nascido em Asmara em abril de 2000, ainda não completou 22 anos e já está concorrendo como um dos grandes protagonistas das clássicas pavimentadas. E em 2025 haverá uma Copa do Mundo em Ruanda, o que pode significar o primeiro ouro africano no próprio continente.

Independentemente do que ainda vai acontecer, desde ontem o ciclismo já se tornou um pouco mais diversificado.

https://www.brujulabike.com/girmay-gante-wevelgem-2022-resultados/

https://www.cyclingnews.com/races/gent-wevelgem-2022/elite-men/results/