Bento Gonçalves

Localizado no centro da região vinícola do Brasil, Bento Gonçalves oferece estradas fantásticas para ciclismo, belas vistas de colinas cobertas de vinhedos e uma gastronomia e vinhos de excelência. A imigração italiana desempenhou um grande papel na formação da arquitetura, culinária, viticultura e paisagens, resultando em uma região que parece e se sente como a Itália com um toque brasileiro. As colinas oferecem muita diversão em estradas sinuosas, tornando sua viagem a Bento Gonçalves umas férias fantásticas de ciclismo.

Bento Gonçalves abriga o Vale dos Vinhedos, que leva o nome dos vales da região cobertos de vinhedos. É composto por pequenas fazendas, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, restaurantes, galerias de arte e lojas de comida gourmet. O percurso começa na BR-470, ao sul de Bento Gonçalves, e segue para oeste pela RS-444 e atravessa o vale em direção a Santa Tereza. Os vinhos do Vale dos Vinhedos são os únicos vinhos do Brasil que possuem a Denominação de Origem (DO).

Você vai se encantar com a hospitalidade dos locais aliada à infraestrutura turística de alta qualidade disponível. O estado do Rio Grande do Sul é um importante destino turístico internacional no Brasil, sendo o 2º maior destino de viajantes internacionais depois de São Paulo, com o Rio de Janeiro sendo o 3º. Devido a esse apelo turístico nacional e internacional, você encontrará uma grande variedade de hotéis, pousadas e restaurantes para todos os bolsos, dando as boas-vindas a você quanto vier para a GFNY Bento Gonçalves.

© Ivo Gonzalez e Fernando Maia

Percursos

Bento Gonçalves possui o maior e mais equipado centro de exposições do Rio Grande do Sul, o Fundaparque, que recebe eventos internacionais como Movelsul, Fimma, Fiema, ExpoBento, e também recebe as atividades da semana de corrida do GFNY Bento Gonçalves. Prepare-se para atividades divertidas, como mural de fotos, esplanada gourmet, passeios em grupo, congresso técnico, música e a exposição pré-corrida.

A prova começa e termina junto ao Fundaparque e faz uma volta de 75km para leste e sul. Você começará com uma descida de 3 km e, em seguida, iniciará 10 km de escalada, que é uma subida gradual, mas também tem trechos íngremes de 8 a 10%. Você descerá 3 km novamente e depois subirá 3 km até a vila de Caravaggio.

De Caravaggio, você percorrerá um trecho de 40 km de colinas, que será rápido e divertido com seu pelotão. Você viajará por estradas tranquilas do interior ao longo deste circuito, mas também passará por cidades como Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi. Depois de Garibaldi, as colinas continuam, mas se tornam mais longas e escalonadas, com subidas de 2 a 4 km seguidas de descidas semelhantes. Aqui é onde os grupos começarão a se dividir.

Com o fim da volta, você terá que tomar a decisão de continuar pedalando o longo percurso virando à esquerda para dar uma volta pelo deslumbrante Vale dos Vinhedos ou seguir para a linha de chegada do percurso médio.

A volta para oeste é de 60km e percorre o coração da região vinícola de Bento Gonçalves com colinas cobertas de vinhedos, construções em estilo mediterrâneo, pequenas lojas, seções históricas de paralelepípedos e paisagens de tirar o fôlego. A volta percorre toda a extensão do famoso Vale dos Vinhedos. Mas com a grande beleza também vem um grande desafio. O loop tem muitas subidas íngremes de 8 a 16%, com 1 a 4 km de comprimento. Ao chegar à parte mais ocidental do loop, você navegará por uma descida íngreme até Santa Tereza e, em seguida, fará a subida mais longa do dia: 12 km e média de 4%. Mais algumas subidas íngremes esperam por você para fechar este circuito desafiador.

Depois de completar o circuito, são 5 km finais rápidos e planos até a linha de chegada onde o dia começou. Venha à Fundaparque receber a sua medalha, refeição pós-corrida e comemorar a sua chegada e a conquista especial com o seu grupo de ciclismo, amigos e família.

© Ivo Gonzalez e Fernando Maia

O PERCURSO LONGO É UMA COMPETIÇÃO: Somente os finalistas do percurso longo são elegíveis para classificações de categoria e prêmios Geral e Pódio. Se você quer competir e ser classificado em sua categoria, você deve completar o percurso longo. Os 10% melhores finalistas em cada faixa etária ganham uma vaga no Qualifier Corral em todos os eventos do GFNY World.

O PERCURSO MÉDIO NÃO É UMA COMPETIÇÃO: Os ciclistas do percurso médio terão o seu tempo de largada e chegada cronometrados, mas não serão classificados pelo tempo de chegada. Todos os tempos de término serão listados em ordem alfabética.

Benefícios incluídos como parte do GFNY Bento Gonçalves

A CAMISA: Todos os participantes recebem a camisa oficial da GFNY Bento Gonçalves, que é vestimenta obrigatória na prova. A camisa é desenvolvida em Nova York e fabricada na Itália.

CHIP DE TEMPO: A GFNY Bento Gonçalves é uma corrida cronometrada. Cada atleta tem seu próprio chip de cronometragem, que começa a contar logo após você cruzar a linha de partida e para quando você cruza a linha de chegada. Os resultados de cronometragem estarão disponíveis em gfny.cc/results.

MEDALHAS:
 Todo finalista que cruzar a linha de chegada na GFNY Bento Gonçalves receberá uma medalha, independente da distância percorrida. Todos os finalistas também ganham um “Finish” para a medalha 3×2022 GFNY ou a medalha 10x. Acesse gfny.com/medalspara obter mais informações sobre as medalhas multi-finisher da GFNY.

Site oficial do evento bento.gfny.com