Durante 14 horas, Patrick Seabase pedala por belas paisagens com uma BMC track bike

Que tal pedalar por mais de 300 quilômetros, em uma bike sem freio e com uma só marcha pelas icônicas paisagens da Suíça, de modo ininterrupto? Esse foi o feito realizado pelo suíço Patrick Seabase nesta temporada. Durante 14h39min, o atleta de endurance, com a sua track bike, elevou ao máximo as suas forças para concluir o trajeto de dez lugares emblemáticos sem parar nenhum momento.

Às 3h da manhã, Seabase começou a sua jornada em Innertkirchen. Com altitude de quase 500m acima do nível do mar, o ciclista encarou os primeiros 25km rumo ao alto de Grimsel, a 2.164m de altitude. Esta parte do trajeto foi composta apenas por aclive. Na sequência, encarou uma longa descida antes de voltar a subir rumo a Simplon. Essa variação se manteve até o final, quando ele atingiu a última parada, em Oberaarsee e quase 8.587 metros de altimetria acumulada.

© Phil Gale/Red Bull Content Pool

A paisagem foi composta por belas montanhas e lagos. O ponto mais baixo foi em Lago Maggiore (193m acima do nível do mar) e o mais alto foi em Furka Pass (2.429m). Ao todo, foram 689 curvas. Para realizar o feito, o suíço utilizou uma BMC track bike, projetada para ser utilizada em velódromos, e só manteve os equipamentos primordiais para conseguir pedalar. Reduziu o peso ao máximo possível e utilizou componentes de aço, pois são mais fortes e duráveis. Os momentos de frenagem ou de redução de velocidade eram os mais complicados, pois, ele precisava pressionar os pedais, de modo a fixar a roda traseira.

“Pilotar uma bicicleta de pista é muito mais exigente física e mentalmente. Parte da razão é porque a única maneira de frear é pressionando o pedal, bloqueando a roda traseira e escorregando na estrada. É como estar amarrado a um foguete. Tudo o que eu faço na bicicleta é transferido diretamente na rua”, diz sobre a pilotagem. “Este percurso é 100% baseado nas memórias, na beleza da paisagem e da arquitetura. Recebo muita energia dos marcos culturais pelos quais passo, como a ponte Ganter, por exemplo”, afirma Seabase, sobre o desafio.

© Phil Gale/Red Bull Content Pool

Acerca desta façanha, alguns dados curiosos também chamam atenção: foram 56.207 rotações de pedal; a velocidade média foi de 23km/h, enquanto a mais alto foi de 68km/h; e o gasto energético foi de 8.818 calorias, equivalente a 36 pizzas de marguerita, o seu sabor favorito. Para conferir todas as emoções, basta se conectar à Red Bull Tv, por meio do link https://www.redbull.com/int-en/unbrakeable-film-patrick-seabase .  

© Phil Gale/Red Bull Content Pool