Na Serra Gaúcha a prova terá trajetos de 146km e 83km

O GranFondo é um dos desafios ciclísticos mais populares do mundo.  E estará bem re´representado em 2022. Pela primeira vez, o estado gaúcho recebe a prova no dia 16 de outubro, em Bento Gonçalves.

© Ivo Gonzalez e Fernando Maia

Com origem na Itália e difundido mundo afora, o GFNY é considerado a maior maratona mundial de ciclismo amador, com circuito que passa, anualmente, por diversos países. Realizado pela primeira vez em 2011, o GFNY surgiu a partir da edição inaugural promovida na maior cidade dos Estados Unidos. Em Nova York, a iniciativa teve a pedalada inicial na icônica ‘George Washington Bridge’, cartão postal que liga a cidade à New Jersey. Desde então, a marca foi globalizada e, atualmente, já contabiliza mais de 100 edições, realizadas em 22 países, de quatro continentes — reunindo mais de 40 mil participantes, segundo registros de 2019, e com estimativa de chegar à marca de 50 mil nesse ano. O Brasil já recebeu o desafio uma vez, em 2017, no estado do Rio de Janeiro.

Ana Paula Cavalcanti.
Advogada, Empresária, Administradora de Empresas, Ciclista Amadora, CEO da GFNY Portugal & Brasil.

O GFNY retorna ao país, agora sob a tutela da Global Sports Eventos Esportivos (da CEO Ana Paula Cavalcanti, com direção técnica do ex-ciclista profissional e medalhista olímpico de ciclismo, o português Américo Silva). Completam o time Vitor Aguinaga e Henrique Pinto, com a gestão estratégica-comercial do evento. O desafio em solo bento-gonçalvense tem a expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, nacionais e estrangeiros — visto que a ampla promoção do evento permite alcançar atletas amadores em mais de 120 nações. “Estamos trabalhando para promover o maior evento ciclístico amador da história do país”, adianta Ana Paula.

© Ivo Gonzalez e Fernando Maia

Desafio

O GFNY é considerado um desafio de resistência pessoal, no qual ciclistas amadores e profissionais competem contra os outros, o relógio e, principalmente, seus próprios limites, a prova é executada como um verdadeiro GranFondo italiano — com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. O lançamento da etapa brasileira ocorre de forma global.

© Ivo Gonzalez e Fernando Maia

Trajetos

Serão duas opções de trajetos. O longo tem 146km, computando 3.217 metros acumulados de altimetria. Especialmente desenhado para atletas que amam desafios, o trajeto passará por cinco diferentes cidades da região em estradas desafiadoras, subidas íngremes e descidas técnicas com trechos de paralelepípedos e de terra, com belas paisagens.

Se você achou 146km demais, não se preocupe, poderá optar pelo meio-percurso que tem 83km a serem percorridos com 1.754 metros de altimetria acumulada. Embora mais curto, segue a mesma linha de desafio. Escolhido com critérios técnicos, esse percurso foi traçado para atletas que desejam ter uma experiência dentro de uma competição, com cronometragem de tempo e toda a estrutura oferecida aos competidores do percurso longo.

Site oficial do evento bento.gfny.com

© Ivo Gonzalez e Fernando Maia