Como escolher sua primeira Bicicleta de estrada?

O que são as bicicletas de estrada?

Se você gosta de velocidade, performance e eficiência no asfalto, as bicicletas de speed são sua melhor opção. Com uma Road Bike você vai pilotar uma bicicleta leve com pneus mais estreitos, guidão curvado e sua posição no selim será mais aerodinâmica (para diminuir a resistência do ar em movimento) além da bicicleta não ter suspensão (seu corpo vai receber as vibrações do asfalto). E se você realmente quer performance, o ideal é usar uma sapatilha com pedal clipless.

O quadro de uma bike de estrada pode ser de carbono (mais leves porém com um custo mais elevado) ou de alumínio (sim, existem boas bicicletas com um frameset moderno de alumínio + garfo de carbono). Todas essas características são válidas para levar até você um melhor desempenho em locais pavimentados; seja o seu pedal em estradas, ruas ou ciclovias. Venha conhecer um pouco mais sobre as bicicletas estradeiras ou popularmente conhecidas como SPEED BIKES.

Você pode pedalar qualquer bicicleta em uma estrada pavimentada? Sim! Mas apenas uma verdadeira estradeira possui características peculiares que separam as Road Bike de renderem muito mais do que quaisquer outras bicicletas em um estradão longínquo ou em uma estradinha zig-zag serra adentro. 

Como escolher a bike ideal

© Specialized

Com o avanço da Internet a tarefa de comprar uma bicicleta ficou mais simples, ou melhor, mais completo! Porém, quanto mais opções também surgem mais dúvidas.

Antigamente (antes de você ter a opção de procurar uma bike na internet) você iria até à bicicletaria do seu bairro para escolher sua magrela dentre algumas opções existentes, hoje o cenário está muito mais amplo e complexo. Mas para definir qual bike seria a ideal para você, vamos conhecer um pouco sobre cada modelo das bicicletas de estrada e assim você poderá definir para qual será o uso da sua futura Bella macchina

Ao finalizar a leitura desse artigo, certamente você estará mais apto a definir os seus objetivos no ciclismo. Mas antes de escolher a melhor companheira ideal para o seu próximo pedal, você precisa se fazer algumas perguntas:

  • Aonde você vai pedalar com sua bike?
  • Deseja competir algum dia?
  • Você deseja altas velocidades?
  • Você se imagina pedalando por várias horas subindo e descendo estradas?
  • Planeja usar a bike para Triathlon?

Tamanho correto é essencial.

Escolher uma bicicleta que não se encaixa em seu fit pode ser algo cruel. Imagine só você gastar seu suado R$ em uma bela bike mas o tamanho dela não é o ideal para o seu corpo. Isso pode gerar primeiramente desconforto, lesões, baixo desempenho e principalmente algo que não queremos para ninguém: arrependimento.

Para descobrir o tamanho do seu quadro ou o tamanho correto da sua bike e seus componentes (mesa, pedivela, guidão, selim, etc) procure realizar uma avaliação de Bike Fit com um profissional físico direcionado ao ciclismo em sua região. Ninguém quer pedalar 30km e já ter dor no cotovelo, quadril, punho, dormência nas mãos… Ter sua Biomecânica alinhada é tão importante quanto escolher o seu futuro foguete. Você também pode buscar por um Bike Fit virtual.

Confira nossa matéria sobre tamanho de quadro aqui!

E lembrando que na Semexe você encontra serviços de Pré-fit e Bike Fit.

A bike mais barata pode sair caro.

Comprar uma bicicleta cara com componentes de competição talvez não seja o ideal para você. Por isso é importante definir primeiramente qual será o uso da sua futura bike. Mas por outro lado, comprar uma bicicleta em um super mercado com componentes de baixa qualidade pode ser uma grande fria.

Sabemos que preço é um fator decisivo em uma compra, mas normalmente os componentes dessa “bicicleta barata” são de baixa qualidade e você terá que realizar trocas e alguns reparos que já vão ultrapassar o valor total da bike baratinha.

Lembrando: O mais importante é você ter segurança e prazer em seu pedal. Verificar a qualidade e originalidade dos componentes seja a bike zero km ou usada é de suma importância. Sua magrela pode ser para uso recreativo aos finais de semana ou uma super máquina para duras competições, o que importa é que ela atenda às suas necessidades sem surpresas negativas.

Conheça o Bike Segura Semexe.

Tipos de bike speed

Endurance.

© Canion

As Road Bikes de Endurance possuem uma geometria que favorece a estabilidade e conforto do ciclista para que ele possa pedalar por mais horas e quilômetros sem tanta “sofrência”. A geometria do seu quadro é desenvolvida para a bicicleta percorrer longas distâncias. Uma característica marcante das bikes de Endurance é o canote do selim será reto. Aqui o ciclista vai pedalar em uma posição mais ereta.

Race.

© Specialized

As Race Road Bikes são projetadas para o ciclista ter um rendimento ágil em percursos mistos (subidas, retas e curvas). Nesse tipo de bike cada grama conta e normalmente são as mais leves de uma fabricante. O quadro de uma Race bike é mais baixo e comprido comparado com uma bike de Endurance. A posição de pilotagem em uma race bike é agressiva.

Aero.

© Trek

Velocidade e desempenho: esse é um bom resumo para as Bicicletas Aerodinâmicas ou Aero. Essas máquinas são projetadas com tecnologia para cortar o vento. O quadro de uma bike Aero possui tubos mais largos e suas rodas possuem um perfil mais alto, 60, 64mm.

Triathlon ou contrarrelógio.

© Sense

As bikes de contrarrelógio (Time Trial) e de triathlon são muito parecidas, mudando apenas alguns componentes em sua estrutura. Aqui os manetes de freio ficam posicionados distantes das alavancas de marcha. As bikes TT são desenvolvidas para andar rápido e em percursos planos. Não são indicadas para serem pilotadas em pelotões e sua principal característica é sua aerodinâmica tem como objetivo cortar o vento.

Gravel.

© Specialized

Ainda novata no Brasil, as bicicletas Gravel possuem geometria e configurações de suas peças desenvolvidas para ter excelente desempenho em terrenos de cascalho, terra batida, algumas trilhas e também em estradas e ruas pavimentadas com asfalto.

Caso você goste de fazer trilhas e também curte pegar uma estrada ou até mesmo pedalar em ciclovias, mas não quer fazer um investimento em ter uma Mountain Bike e uma bicicleta de Estrada, certamente uma Gravel será a sua companheira ideal.

Ficou interessado em uma Bike de Estrada? Na Semexe você vai poder pesquisar modelos e preços e escolher sua bicicleta com procedência verificada e todo apoio dos nossos experts para tirar suas dúvidas.

Parceria Revista Bicicleta / SEMEXE