Em menos de 24 horas, atleta português pedala mais de 17 mil metros de altimetria acumulada

© Redbull

Um dos principais ciclistas portugueses de todos os tempos, Tiago Ferreira realizou um feito histórico ao mountain bike em julho. Em desafio especial, o atleta ‘escalou’ dois Montes Everest, cuja altimetria total foi de 17.753 metros, em menos de 24 horas. Por conta da façanha, o atleta busca ser condecorado como detentor de recorde mundial.

© Redbull

“Eu estou muito feliz por ter alcançado este objetivo! Eu acreditava que o período noturno poderia ser o mais complicado, mas o amanhecer acabou trazendo o maior peso do cansaço, especialmente com dores nas mãos e pés. Eu nunca pensei em desistir, pois eu estava muito bem preparado e tudo ocorreu bem. Eu vou esperar três ou quatro dias para subir na bicicleta novamente, então, começar a preparação natural para o retorno das competições da UCI”, afirma o português.

© Redbull

Aos 31 anos de idade, o ciclista iniciou o pedal no dia 22 de julho próximo à vila histórica de Gourim (POR), às 10h da manhã. As temperaturas variaram entre 40ºC e 15ºC por conta do intenso verão europeu. Ao longo do trajeto, Ferreira parou em alguns momentos para se hidratar e retomar o fôlego.

© Redbull
© Redbull

Por fim, foram 83 subidas, em um total de 247,5km nas pistas de terra. O primeiro ‘cume do Everest’ foi alcançado após 10 horas, 18 minutos e 21 segundos, equivalente à 42ª subida. Já o segundo pico veio na 83ª subida, cujo tempo acumulado batia 23 horas, 26 minutos e 15 segundos. O atleta manteve-se em movimento por mais de 21 horas nesse período e, agora, aguarda a oficialização dos órgãos competentes acerca do recorde mundial.

© Redbull