Um teste, financiado por consumidores e conduzido pela Virginia Tech nos EUA, analisou capacetes para definir os mais seguros. A avaliação estava centrada na capacidade do acessório de reduzir o risco de concussões. O viés foi criticado por algumas fabricantes, que não apresentaram outras metodologias. O resultado geral é que a tecnologia antirrotacional MIPS estava presente em 24 dos 29 capacetes que receberam cinco estrelas, a nota máxima do teste. Cabe ainda destacar que o uso do revestimento antifricção MIPS não é garantia de bom resultado, já que modelos piores avaliados também vinham equipados com o sistema antirrotacional.

De acordo com os últimos resultados dos testes de capacete de ciclismo da Virginia Tech , os capacetes equipados com MIPS ainda são o rei da coroa mais segura e agora ocupam os quatro primeiros lugares da lista. De fato, todos os 29 capacetes para obter uma classificação de cinco estrelas cinco apresentam alguma forma de dispositivo de dissipação de força rotacional via MIPS, WaveCel ou tecnologia SPIN da POC.

Desses 29 capacetes, o MIPS possui sua tecnologia instalada em 24 deles. E com o Bontrager tendo acesso exclusivo ao WaveCel e o POC ao Spin, não deve ser muito surpreendente ver o MIPS tão dominante no espaço anticoncussão que ele criou.

A lista atualizada mostra os MIPS do Lazer da Century na reivindicação do capacete de estrada mais seguro, com dois capacetes de mountain bike – o Bontrager Rally MIPS e o Troy Lee Designs A2 MIPS Decoy – em primeiro e segundo no geral, respectivamente. O capacete em primeiro lugar é interessante por ser fabricado pela Bontrager, mas usa um revestimento MIPS de baixo atrito simples em vez da mais recente tecnologia WaveCel da empresa.

A tecnologia SPIN , nova e em breve descontinuada da POC, ganha uma classificação de cinco estrelas através do capacete de mountain bike Tectal Race Spin. E outra adição notável é o capacete Z20 MIPS da Bell, que obteve uma classificação de cinco estrelas.

Vale a pena notar que o equipamento do MIPS (ou dispositivo similar) não torna automaticamente um capacete superior em segurança, e os testes da Virginia Tech pontuam um punhado de capacetes equipados com MIPS com classificações de quatro ou três estrelas. Existem também alguns capacetes livres de dispositivos de força anti-rotacional que pontuam quatro estrelas, como o Specialized S-Works Prevail II, Smith Optics Overtake, Catlike Whisper, Catlike Whisper, POC Octal e Giro Savant.

Como um centro de testes financiado pelo consumidor, a Virginia Tech procura pontuar capacetes sobre a eficácia com que reduzem a aceleração linear e a velocidade rotacional. Algumas marcas de capacete (nenhuma registrada) murmuraram que o foco da Virginia Tech na redução de concussão não dá uma imagem completa da segurança de um capacete, mas talvez seja interessante notar que nenhuma dessas empresas ofereceu qualquer ciência para contestar a metodologia do laboratório independente . Dado isso, é difícil negar que a Virginia Tech esteja servindo para fornecer ao consumidor uma melhor percepção de segurança do que o que estava disponível anteriormente.