A importância da contratação de um seguro para proteger a sua bike

No final de abril aconteceu a Cúpula sobre o Clima. Este evento online, que contou com a participação dos 40 principais líderes de todos os continentes, voltou a ressaltar a importância da redução da poluição, o mais rápido possível.

Os Estados Unidos retomou a liderança mundial quando o assunto é a preservação do meio ambiente, movimento seguido pelos líderes da China e de outros países. A quarentena diminuiu a emissão de poluentes no País, mas isso ainda é pouco para impedir o aumento da temperatura média no planeta. A conscientização precisa vir da própria população e as bicicletas (inclusive elétricas ou híbridas) têm um grande papel na busca de um futuro mais limpo.

Alternativa ideal não apenas para o lazer, as ‘magrelas’ são perfeitas quando o assunto é locomoção em trajetos curtos, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso sem dizer que é uma maneira saudável de evitar aglomerações no transporte público.

E não é à toa que cresce a cada ano o número de bicicletas vendidas. Segundo a Aliança Bike, em 2020 apenas a capital paulista teve um aumento de 66%! Já no Brasil, como um todo, a alta foi de 50%.

Esse ano o crescimento na procura continua, alimentando positivamente um ecossistema formado por vendedores de acessórios e bicicletarias que fazem a manutenção, conserto e instalação de equipamentos.

O que acontece é que, com o aumento da procura e a ‘invasão’ das bikes nos centros urbanos, infelizmente crescem também os incidentes ligados a elas, como roubos, furtos e acidentes.

Ao andar na rua, parques ou ciclovias, todo o cuidado é pouco. Muitos ciclistas até falam ‘ah, mas eu não dou bobeira, sempre estou alerta’. Porém nem sempre toda a atenção do mundo pode impedir que um incidente aconteça.

O estado de São Paulo registrou entre janeiro e setembro de 2020 cerca de 9.195 ocorrências de roubo e furto de bicicletas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Em média, foram ao menos uma ocorrência de furto ou roubo de bicicletas por hora no estado.

Isso sem dizer da possibilidade de atropelar um pedestre quando se está pedalando. É nessas horas que é mais do que necessário planejar a contratação de um seguro para a bike.

E, se você pensa que esse tipo de seguro está parado no tempo, grande engano. É possível contratar um plano que cubra apenas furto e roubo, como também coberturas que incluam assistência 24 horas inclusive fora do Brasil, quebra durante o uso, transporte, reboque e danos causados a terceiros, entre outras vantagens.

Cada vez mais os seguros serão adaptados, oferecendo coberturas ajustadas às necessidades do ciclista. Considere contratar um seguro por algumas horas ou dias, mesmo que a bicicleta seja alugada. A bike fica guardada por longos períodos? Pense em um plano que seja possível ser pausado e ativado quando for necessário.

A flexibilidade de uma contratação por um curto período de tempo, ou do ‘liga e desliga’ com suspensões programadas da cobertura são, talvez, as maiores tendências para os próximos anos.

Os números de acidentes, furtos e roubos só tendem a aumentar em 2021.

Vale a pena considerar investir em um seguro de bicicleta se você quiser proteger a sua magrela!


Por Diogo Russo, sócio-fundador e diretor da Kakau Seguros, plataforma digital de seguros para bikes e smartphones. Mais informações em www.kakau.co