Com cada vez mais adeptos, o ciclismo tem se tornado uma paixão nacional. Porém, uma dúvida comum que surge quando se está pedalando é como aumentar a performance durante um treino.

Uma das respostas para isso são os suplementos. Existem diversas opções que, além de ajudar o ciclista a pedalar mais rapidamente, ainda podem garantir uma melhor recuperação ao final de cada percurso.

Por isso, separamos uma lista com as opções mais indicadas por ciclistas de competição e por nutricionistas em geral. Para aproveitar todos os benefícios desses suplementos, basta ingeri-los na medida certa durante o treino.

1. Multivitamínicos

Qualquer pessoa, atleta ou não, deveria tomar multivitamínicos. Essa é a melhor forma de se certificar de que o corpo esteja recebendo todos os nutrientes necessários.

No caso dos ciclistas, a necessidade é ainda maior. Portanto, esse é um suplemento quase que obrigatório para carregar na bolsa. Mas não espere muitos milagres desses comprimidos.

Embora os multivitamínicos não façam tanta diferença na performance, eles são como uma espécie de dispositivo de segurança. Para que o corpo funcione direito e produza a energia necessária, as vitaminas e minerais são essenciais.

Eles serão ainda mais importantes na recuperação. Aqueles atletas que fazem treinamentos mais pesados precisam ainda mais desse tipo de suplemento. Isso porque, quando fazemos algum exercício mais intenso, como pedaladas de longa distância, a perda de nutrientes é bem maior. Ela acontece tanto pelo exercício em si quanto pelo suor eliminado.

Ninguém quer correr o risco de ter um problema no caminho por causa da quantidade deficiente de vitaminas e minerais. Ainda mais por ser algo que custa apenas alguns poucos centavos por dia.

© Trek

2. Cafeína

Uma forma natural para ganhar mais força, energia e aumentar o desempenho é com a cafeína. Por isso, muitos ciclistas aderem a esse suplemento em busca de mais resistência física.

As propriedades da cafeína se aplicam muito bem a exercícios aeróbicos, como ciclismo, por exemplo. E, além de auxiliar na força, essa substância também mobiliza as células de gordura. Quando um ciclista ingere cafeína, consegue completar um treino sem sentir tanta exaustão. Assim, é possível pedalar distâncias mais longas.

© Trek

3. L-carnitina

Como a L-carnitina desempenha um papel central na produção de energia, muitos atletas começam a tomar isso como forma de aumentar a resistência e aumentar o desempenho na bike.

Em um estudo turco, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research , dando aos jogadores profissionais de futebol de três a quatro gramas de L-carnitina antes do exercício, prolongou o tempo necessário para chegar ao esgotamento. De forma semelhante, um estudo em animais da Índia, publicado na revista Wilderness & Environmental Medicine, mostrou que o rendimento de ratos melhorou com esse suplemento.

Por este motivo usar este aminoácido pode beneficiar especialmente os atletas de resistência, como os ciclistas.

© Trek