Saúde mental: pedale e viva melhor

Não faz muito tempo que li uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ipsos que dizia que os transtornos mentais são uma das principais aflições de saúde para quase metade dos brasileiros. Em 2018, apenas 18% dos entrevistados se preocupavam com esse tipo de questão, número que cresceu para 49% em 2022.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina. E que tem o recorde mundial de pessoas ansiosas.

Não dá para negar a influência da Covid-19 no aumento desses números. As doenças da mente ganharam um maior protagonismo e têm sido discutidas de uma maneira mais aberta. Isso eu vejo no meu dia a dia, não há mais vergonha em dizer que se frequenta um terapeuta, psicólogo e/ou psiquiatra.

O Global Learner Survey revelou a confusão que sentimos na pele. Para 28% dos brasileiros entrevistados a situação da saúde mental piorou, 33% disseram que se sentem melhor quando o assunto é saúde mental e para 39% está tudo igual.

Como dá para perceber, muito ainda precisa ser feito. Acredito que deve ser por esse motivo que a Organização Mundial de Saúde definiu “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global” como o tema da campanha para o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado agora em outubro.

Ter uma melhor saúde da mente está relacionada principalmente a ações direcionadas à qualidade de vida. Daí a importância do lazer e do esporte. Quando nos exercitamos o corpo libera endorfina e dopamina, hormônios que melhoram o humor e dão aquela sensação de bem-estar tanto físico quanto mental.

Praticar uma atividade física ajuda a aliviar o estresse e equilibrar as emoções. Algumas pessoas preferem caminhar, outras correr, praticar uma luta ou algo mais tranquilo como pilates ou tai chi chuan.       

Um estudo da Universidade Yale constatou, ao analisar dados de 1,2 milhão de pessoas, que quem se exercita passa 43,2% dos dias com a saúde mental menos fragilizada do que quem não se exercitou. E o ciclismo ficou em segundo lugar na lista das atividades mais efetivas na redução da carga mental.

Se você não tinha pensado em andar de bike, está na hora de plantar a semente dessa ideia. Sentir o vento no rosto, ver a paisagem passar, superar os limites e ter uma grande injeção de ânimo são alguns motivos para começar. E, enquanto se pedala, dá para esquecer da vida e dos problemas – ou encará-los de outra maneira.

A grande maioria das cidades brasileiras têm investido no modal cicloviário, dando mais espaço para as bikes. Não há desculpa para começar, mas se eu ainda não te convenci, seguem abaixo alguns motivos:

  1. Ajuda a dormir melhor: a prática regular ajuda a sincronizar o ritmo circadiano, o que reduz os níveis de hormônios do estresse que podem dificultar um sono profundo e regenerativo.
  1. Beneficia a memória: o exercício em uma bicicleta ajuda a “construir” novas células cerebrais que são responsáveis ​​pela memória.
  1. Melhora o pensamento criativo: o movimento regular e uniforme do ciclismo tem um efeito relaxante no cérebro, estabilizando a função física e mental.
  1. Combate à depressão: Um longo estudo da Universidade de Toronto confirmou que um adulto que se exercita três vezes por semana pode reduzir a chance de sofrer de depressão em 19%.
  1. Se encaixa na vida diária: ao contrário de se arrastar para a academia, a bicicleta pode ser incorporada à rotina sem interrompê-la. Experimente substituir um trajeto curto que seria feito a pé ou de carro ou ônibus pela bike, por exemplo.

Concentre-se nas ações, em cada movimento de suas pernas e no ritmo de sua respiração. Pense apenas nas sensações e ações físicas ao andar de bicicleta e você pode se surpreender com a facilidade com que sua mente se clareia.

O que você está esperando para mudar a sua vida? Escolha sua magrela, contrate um seguro e pedale atrás da sua felicidade!

Por Marcelo Torres, COO da Kakau – plataforma digital que utiliza a tecnologia de inteligência artificial para entregar resultados mais precisos no segmento de seguros. Mais informações em: kakau.co