Por que emagrecer fica mais difícil com a idade

Ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com a dieta

Conforme os anos vão passando, parece que não conseguimos perder aqueles quilinhos a mais, mesmo com uma alimentação equilibrada e dedicação aos exercícios. Uma nova pesquisa nos traz uma resposta sobre por que isso acontece com tanta gente, informa a BBC.

 A dificuldade de perder peso tem a ver com um fenômeno chamado de reposição lipídica, ou seja, a capacidade que o organismo tem de armazenar e eliminar os lipídios para regular a massa de tecido adiposo, formado pelas células que acumulam gordura.

Com a idade, passamos por uma diminuição nas taxas de remoção de lipídios –e por isso ganhamos peso mesmo quando fazemos mudanças na dieta ou nos exercitamos mais, explicam os pesquisadores do Instituto Karolinka, da Suécia.

 Eles anotaram as alterações de peso e os processos moleculares de 100 pessoas durante 13 anos. Todos demonstraram redução na substituição lipídica. “À medida que você envelhece e come alimentos na mesma proporção e não se ajusta ao fato de não estar queimando da mesma forma, suas células crescerão em tamanho e isso terá consequências negativas para a sua saúde”, afirma Kirsty Spalding, uma das principais pesquisadoras, ao site do Instituto Karolinska.

 Por isso, podemos acumular gordurinhas mesmo fazendo exercícios. “Os resultados indicam pela primeira vez que os processos em nosso tecido adiposo regulam as alterações no peso corporal durante o envelhecimento de maneira independente de outros fatores”, disse Peter Arner, professor do Departamento de Medicina do Instituto Karolinska e um dos principais autores do estudo. “Isso pode abrir novas maneiras de tratar a obesidade.”

Fonte da matéria