O verão está chegando, e as primeiras impressões são de que ele virá com tudo! Pedalar com sol é uma delícia, porém nosso astro pode ser bem perigoso. Por isso, nunca é demais relembrar os cuidados que precisam ser tomados ao pedalar no calor:

  • Protetor solar: nunca o subestime; ele é importantíssimo. Segundo o FDA, órgão americano que fiscaliza alimentos e medicamentos, o FPS 30, aplicado corretamente, oferece quase 100% de proteção. Porém, apesar da sua eficácia, costuma-se indicar fatores mais altos. Isso porque as pessoas tendem a aplicar menos do que o recomendado. A vantagem de usar fatores mais altos está em aumentar o tempo de proteção de pele. Isso é interessante ao pedalar, já que nem sempre dá para ficar parando para reaplicar o protetor.
  • Não esqueça de aplicar o protetor na parte de trás do pescoço, uma área que queima com muita facilidade. Se sua pele for bem sensível ao sol, você pode protegê-la com um lenço preso ao capacete. Com o ventinho do pedal, ele não vai incomodar.
  • Se você tiver pouco cabelo, ou nenhum, proteja bem a cuca. Ela também pode sofrer muito com o sol, e é perigoso pegar muito sol na cabeça. E mesmo usando o capacete, coloque algum tipo de lenço, já que os raios de sol atingem a pele através dos orifícios do capacete.
  • Embora você precise se proteger do sol, passar protetor na testa pode ser um pouco desagradável, né? É que com o suor, o creme pode começar a escorrer e causar uma coceira bem chata, ou até incomodar os olhos. Um boné ou um lenço sob o capacete já fornece uma boa proteção solar e evita esse desconforto.  
© Specialized