“Quando o assunto é abandonar o cigarro, uma grande dúvida que surge é: “parar de fumar engorda?”.  A verdade é que, normalmente, parar de fumar pode engordar sim, e existem alguns fatores que levam a esse ganho de peso.”

“Existe uma conexão ativada com a entrada de nicotina e o encontro da mesma com determinados receptores do cérebro localizados no hipotálamo, que é exatamente o mesmo local responsável por controlar nossas emoções e o apetite, e é por esse motivo que fumar ou parar de fumar pode trazer tantos transtornos que envolvem a ansiedade e o ganho de peso”, diz Gabriela Forte, coordenadora do Setor de Nutrição do Espaço Volpi.

A parte boa é que existem ações que podem facilitar esse desafio, porque, afinal, o esforço é válido. Os benefícios para a saúde ao parar de fumar são muito superiores e podem reverter em médio prazo os malefícios causados pelo tabagismo. A seguir, confira algumas dicas sugeridas por Gabriela que podem ajudar neste processo:

1. Beba água

Beber muita água pode ser um ponto muito importante. Esse mesmo setor do cérebro, que controla o apetite e é ativado pela nicotina, é responsável por comunicar o nosso organismo a sede. Portanto, manter a ingestão de água alta pode enganar a vontade de comer descontroladamente. Além disso, a água é um desintoxicante natural, responsável por excretar todas as substâncias tóxicas geradas pelo tabagismo. Os chás também podem ser uma ótima opção, como camomila, jasmin e valeriana, também auxiliam no controle da ansiedade.

2. Aumente o consumo de alimento fontes de vitamina C

O tabagismo prejudica na absorção de algumas vitaminas, entre elas a vitamina C, encontrada em altas concentrações nas frutas cítricas. Ao fumar, o seu corpo não consegue manter níveis adequadas de vitamina C, pois o corpo é enganado pela entrada da substância tóxica e tenta buscá-la nos elementos da nicotina. Por esse motivo, esse alto consumo durante essa fase de transição pode ajudar.

3. Invista em alimentos ricos em ômega 3

O aumento do aporte de ômega 3 vai auxiliar na melhora de produção do hormônio serotonina, melhorando a sensação de bem-estar e controlando a ansiedade causada pela retirada desse vício. Um ótimo exemplo é o óleo de linhaça, que pode ser extraído pela trituração das sementes.

4. Coma frutas vermelhas

Alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas vermelhas, também são bem-vindos. Eles são imprescindíveis para combater os radicais livres gerados por esse hábito.

Deixar de fumar e engordar não é uma regra. Algumas atitudes que valem para qualquer rotina saudável também vão auxiliar nessa missão:

  • Faça atividade física: a prática vai ajudar a controlar a ansiedade, elevar o seu metabolismo, queimar calorias e combater o estresse;
  • Não pule as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e, havendo ansiedade, coma uma fruta entre essas refeições;
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
  • Quando a dependência física bater, tenha sempre em mãos palitos de vegetais crus, como cenoura e pepino (essa ação psicológica de segurar alimentos com cortes parecidos com o cigarro pode ajudar bastante);
  • Fuja das tentações: não tenha em casa alimentos calóricos como doces e salgadinhos, e evite frituras;
  • Evite o consumo de álcool e café (gatilhos para fumar), pelo menos num primeiro momento;
  • Mexa-se, use escadas, pare o carro mais longe, caminhe.

E lembre-se: os efeitos causados pelo fumo serão sempre mais prejudiciais do que o aumento de peso!

Por Equipe Espaço Volpi – revisão final por Gabriela Forte (coordenadora de nutrição do Espaço Volpi)

© Silque Divulgação

Fonte da materia