Há uma ligação clara e direta entre a atividade física e a boa saúde mental

Andar de bicicleta, além de ser benéfico para a saúde, melhora a autoestima, reduz o estresse, a ansiedade e melhora o humor. Isso porque há uma ligação clara e direta entre a atividade física e a boa saúde mental. Pedalar é uma maneira fantástica de combater o estresse da vida cotidiana e melhorar seu bem-estar psicológico, mas para haver o benefício pleno, é necessário que o praticante realmente ame fazer aquele exercício em específico.

Como psicologo posso afirmar que se há paz no exercício da atividade, há também toda a liberação das endorfinas, aumento das funções cardiovasculares, diminuição do nível do estresse, diminuição dos níveis sanguíneos malignos (Colesterol, triglicérides, glicemia), e claro, o aumento do equilíbrio mental, tudo que é extremamente necessário, principalmente nesse momento que estamos vivendo.

A autoestima também é elevada ao praticar uma atividade física, além de fortalecer a pessoa externa e internamente. Andar de bicicleta nos mantém saudável física e psicologicamente, mas para isso é importante tomar os cuidados básicos, como se atentar aos equipamentos de segurança, se manter hidratado, percorrer trajetos que conheça e claro, tentar evitar rotas de muita poluição. Feito isso é só curtir! Não importa se o pedal for indoor ou nas ruas, pedalar pode trazer inúmeros benefícios de dentro para fora.

Alexander Bez, psicólogo e escritor