O calor vem chegando, e para muitos a época mais quente do ano é a melhor para praticar exercícios. Por exemplo, sair da cama cedinho para pedalar pode ser uma tarefa bem mais fácil na primavera e no verão. Mas ao mesmo tempo, essas estações pedem mais cuidados. O sol é inspirador, mas é também perigoso, para a pele, para o organismo, e é importantíssimo proteger o organismo do calor intenso, principalmente em exercícios de longa duração.

Uma das maiores preocupações de se exercitar no calor é a desidratação. Prevenir isso já é um hábito comum entre os praticantes, e isso evita muitos problemas. Mas o que ainda não se tornou consenso é a necessidade de repor o sódio ao mesmo tempo em que se repõe o líquido perdido, tanto no suor, na saliva, na urina.

Quando o nível de sódio no sangue está baixo demais, pode se desenvolver um quadro de hiponatremia. A falta de sódio compromete o funcionamento de nervos e músculos, já que esse eletrólito ajuda a regular a quantidade de água dentro e em torno das células e a manter a estabilidade da pressão sanguínea. Quando a sudorese é abundante, o organismo perde uma quantidade significativa de sódio. Veja esse cálculo: as circunstâncias são bem variáveis de um indivíduo para outro, mas alguém que tenha uma sudorese de 1 litro por hora pode perder de 1 a 2,5 gramas de sódio por litro.

Estudos também relacionam a condição de hiponatremia com o excesso de ingestão de água (uma quantidade de água maior que a necessária pode causar a diluição dos eletrólitos dentro da célula). A ingestão excessiva pode superar a capacidade dos rins de expelir o excesso de água. Também se constatou que a hiponatremia é mais recorrente em exercícios de longa duração, podendo causar náuseas, mal-estar, confusão mental e até convulsões. Atletas já morreram por causa desse problema.
Assim, ao praticar exercícios por mais tempo, cuide para evitar a queda de sódio no sangue. E um truque é ter equilíbrio na hidratação do organismo. Beber pouco líquido é errado, mas ingerir líquido demais também não é certo. Beba até você se sentir saciado. E para evitar a queda de sódio, faça uso de bebidas isotônicas e sucos naturais que tenham sódio, como a água de coco

O calor pode proporcionar atividade física com bons rendimentos, se você tomar os cuidados devidos e não relaxar com a sua saúde!