Exercícios Físicos: Grandes aliados da saúde cardiovascular

Especialista do Hospital Sírio-Libanês explica os efeitos para melhora da autoestima e qualidade de vida.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e sua presença está associada a fatores de risco como tabagismo, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, estresse e obesidade. Modificações nos hábitos de vida podem reduzir em até 80% os casos de doenças cardiovasculares. “Fazer exercícios físicos, perder peso, não fumar e controlar os fatores de risco diminuem os riscos de infarto e outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC)”, ressalta a Dra. Amanda Gonzales, Médica da Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês.

© EnvatoElements

Sabemos dos múltiplos benefícios dos exercícios aeróbios como caminhada, ciclismo e natação, para a saúde cardiovascular, mas saiba que outros exercícios também podem ajudar.

Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine mostrou que esportes como tênis, assim como tênis de mesa, são capazes de reduzir em 56% o risco de doença cardiovascular e em 47% da mortalidade por doença cardiovascular.

A hidroginástica, atividade muitas vezes indicada à idosos, também pode ajudar o coração pois sua prática está associada a melhor controle da pressão e dos níveis de colesterol. Outra modalidade que pode ajudar a reduzir o estresse, fator associado ao aumento de doenças cardiovasculares, é o Tai-Chi, arte marcial chinesa que combina movimento e relaxamento, ajudando o corpo e mente.

 A médica sugere que os pacientes façam o check-up com regularidade, para detecção precoce dos fatores de risco, mas ressalta que um estilo de vida saudável, que une atividades físicas à hábitos alimentares balanceados são fundamentais na prevenção.

© EnvatoElements

Sobre o Sírio-Libanês

 A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.