E se a cafeína não está mais fazendo efeito?

A cafeína pode ser importante pra quem pratica exercícios físico. A substância é sinônimo de melhor desempenho físico e mental.

O cérebro, com seu neurotransmissor adenosina, que se acumula nos neurônios, atinge o estado de sonolência. E aí o que a cafeína faz é bloquear esses receptores, fazendo com que os nossos neurônios continuem trabalhando a toda velocidade.

Porém, como qualquer alimento ou produto viciante, a cafeína pode gerar uma leve síndrome de abstinência que pode complicar seu desempenho. Por isso, é importante ir com calma.

E se você já faz esse uso da cafeína, e começou a notar que ela não está mais fazendo efeito?

Quando isso acontece, a solução é parar de tomá-la por um tempo para que nosso corpo diminua a sua tolerância e assimilação. Se depois de alguns dias ou algumas semanas você voltar a ingerir cafeína, o fato de o corpo não estar acostumado com sua ingestão fará com que ele absorva muito melhor e seus efeitos sejam mais perceptíveis.

Dia D

O que muitos ciclistas fazem é, na semana anterior a uma competição ou corrida, dispensar completamente qualquer ingestão de cafeína, não importa se é café ou derivados, especialmente alguns suplementos alimentares que contêm altas doses de cafeína, justamente para ativar o organismo. E aí, próximo do dia D, tomam uma dose maior de cafeína, o que multiplica o efeito potencializador da substância.

© Adobestock