CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO ESPORTIVA NA PRÁTICA DO CICLISMO

No Dia Nacional do Ciclista, especialista dá dicas de como manter um bom desempenho no esporte que vem ganhando o Brasil

Cada vez mais em alta no Brasil, o ciclismo vem conquistando adeptos nas mais diferentes modalidades e se popularizando de forma pulverizada entre os brasileiros, esporte que até pouco tempo era bastante segmentado. Segundo estudo realizado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Motonetes, Bicicletas e Similares), fabricantes de bicicletas produziram mais de 350 mil unidades no primeiro semestre de 2021, 42% acima do que foi produzido no mesmo período no ano anterior, o que confirma que a procura pelo esporte está cada vez maior no país.

Com a crescente procura pelo esporte, aumentou também a procura por equipamentos, provas e técnicas para se aprimorar na atividade, por isso GATORADE®, a bebida esportiva número 1 do mundo*, aproveita o Dia Nacional do Ciclista, celebrado no dia 19 de agosto em todo território nacional, e convida Denise de Melo Marins, doutora em Ciências do Movimento Humano e especialista na avaliação do balanço hídrico de atletas de alto desempenho atuando como Consultora Científica do GSSI (Gatorade Sports Science Institute) para apresentar dicas e curiosidades sobre a hidratação esportiva apropriada para o ciclismo.

Segundo a especialista, é importante saber bem as características do desafio para se preparar de maneira adequada. Por ser um esporte realizado geralmente ao ar livre é preciso considerar os fatores externos como a distância, o caminho a ser percorrido que determinará a intensidade do exercício , o clima – que pode estar quente, frio, chuvoso, seco – e principalmente: o preparo físico do ciclista, seja ele amador ou profissional.

“Para um bom rendimento no ciclismo, é importante levar em consideração que o corpo humano necessita da principal fonte de energia que são os carboidratos. A ingestão de carboidratos melhora a resistência do ciclista, que o ajuda a percorrer distâncias mais longas nas provas, como também contribui no desempenho em momentos que são necessários uma maior potência no pedal, como subir uma ladeira ou pedalar mais depressa”, comenta Denise.

Com isso, é importante que o atleta tenha um preparo minucioso antes de cada prova com acompanhamento nutricional para garantir que estará com as reservas de energia em dia para uma boa performance no esporte. Além disso, é importante planejar também como será a reposição de tudo que é perdido no suor durante a realização do esporte. Atletas de endurance ou exercício de resistência como ciclistas, corredores e triatletas, por exemplo, podem perder em média 1,28 litros de suor por hora de exercício, o que pode ser um fator crucial no desempenho do atleta caso ele não reponha o que perdeu durante a atividade. Por isso, é importante que o atleta esteja preparado com uma bebida adequada para a ocasião.

GATORADE® é uma bebida esportiva que conta com sais minerais, sódio e carboidratos em sua composição e auxiliam na rápida absorção dos líquidos no corpo, auxiliando na hidratação, energia e disposição de atletas amadores e profissionais, independentemente de seus objetivos a cada prova.

“Ao pedalar em ritmo moderado para longas distâncias ou em ritmo acelerado para provas de aventura, o ciclista perde água e sais minerais no suor, que se não repostos de forma adequada, podem prejudicar sua performance no exercício. Esse tipo de desgaste é natural na prática esportiva do ciclismo, por isso a hidratação esportiva é tão necessária e crucial para que o atleta continue com energia e disposição para chegar ao final de cada desafio” completa Denise.

© EnvatoElements

*fonte: Euromonitor International Limited; Soft Drinks – edição de 2020: % de participação da marca, volume fora da negociação e termos de valor comercial, dados de 2019


Sobre GATORADE

GATORADE®, uma divisão da PepsiCo (NYSE: PEP), atende às necessidades dos consumidores que praticam esportes e fitness. As soluções fornecidas são orientadas por uma profunda compreensão das necessidades e ocasiões exclusivas de diferentes tipos de esportes e fitness. GATORADE® se apoia em uma história de mais de 50 anos de estudo dos melhores atletas e times de todo o mundo. A pesquisa em nutrição esportiva do Gatorade Sport Science Institute (GSSI) permite fornecer produtos formulados cientificamente para melhorar o desempenho dos atletas. Para obter mais informações e uma lista completa dos produtos, acesse www.gatorade.com


Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US ﹩67 bilhões em receita líquida em 2019, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay®, Gatorade®, Pepsi-Cola®, Quaker® e Tropicana®. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US ﹩1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada por nossa visão de Ser A Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes Ao Ganhar com Propósito. “Ganhar com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite https://www.pepsico.com .