Andar de bicicleta de forma regular traz inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a perder peso, a reduzir o estresse e a melhorar a capacidade física. Além de ser uma boa forma de se exercitar, o ciclismo é também uma forma de transporte, permitindo que poupe dinheiro em deslocações de rotina. Por ser um esporte de baixo impacto, andar de bicicleta reduz o impacto nas articulações, frequente em atividades aeróbicas mais intensas, ao mesmo tempo que ajuda a manter a forma. Porém, a prática frequente do ciclismo pode levar a outros problemas, nomeadamente, à disfunção erétil nos homens, se não forem tomadas certas medidas preventivas.

À impotência masculina estão associadas causas psicológicas e físicas, sendo estas normalmente reconhecidas pela grande maioria dos homens. Condições como a hipertensão arterial, o colesterol elevado e o diabetes estão entre as condições físicas mais frequentemente associadas aos problemas de ereção; além disso, há outros fatores responsáveis pelos danos nervosos ou vasculares na região peniana.

A compressão do períneo no selim da bicicleta reduz o aporte de sangue para o pênis, o que por sua vez reduz a sua oxigenação. A dormência da zona genital é normalmente o primeiro sinal de que existe compressão nervosa e restrição do fluxo sanguíneo. A disfunção erétil é o problema que se segue, caracterizando-se pela dificuldade ou mesmo total incapacidade em conseguir uma ereção com firmeza suficiente.

Está comprovado que passar períodos de tempo prolongados no selim pode causar problemas que vão desde a disfunção erétil completa à dormência da zona genital, porém, estes podem ser evitados pela escolha de um selim com uma forma mais anatômica e com nariz reduzido, posição correta durante o ciclismo, uso de equipamento adequado e realização de pausas frequentes para aliviar a pressão.

O infográfico abaixo não só elucida sobre os efeitos da pressão no períneo motivada pelo ciclismo regular, como apresenta soluções para reduzir este efeito e minimizar os efeitos do ciclismo na performance sexual do homem.

Como você pode salvar o seu pênis?

Vários estudos comprovam que a pressão aplicada nas virilhas pelo selim da bicicleta pode ter um efeito adverso na performance sexual masculina.

Porquê?
50% do pênis está dentro do corpo

Ao sentar no selim da bicicleta, uma grande parte do peso do homem assenta nas artérias que fornecem sangue ao pênis.

Pressão prolongada nas virilhas pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos do pênis. Isto pode levar diretamente a problemas de ereção.

4% a 25% dos ciclistas masculinos já sentiu dormência no pênis e disfunção erétil após uma longa corrida. Quanto maior a distância, maior a ocorrência.

Um estudo descobriu que 1 em cada 3 homens que andam de bicicleta como parte da sua ocupação, relatam impotência.

A impotência dos ciclistas normalmente desaparece após uma ou duas semanas, mas em casos extremos pode durar até 8 meses.

Não desista já do ciclismo!

Os benefícios para a saúde relacionados com o ciclismo são importantes para um corpo saudável e especialmente para o seu coração. A longo prazo, os ciclistas tendem a ser mais saudáveis do que aqueles que não são ciclistas. A impotência dos ciclistas não só é reversível, como pode ser evitada se o homem reduzir a pressão nas virilhas.

Reduzir o nariz do selim pode diminuir drasticamente a pressão na zona do períneo. Alguns estudos indicam que 100% da pressão prejudicial pode ser eliminada com a completa remoção do nariz.

Remover o nariz do selim, parcial ou totalmente, faz a diferença.

Pressão nas virilhas durante o ciclismo

Selim com nariz

Selim sem nariz

Que selim escolher para evitar problemas eréteis?

Existem vários selins com nariz reduzido ou até mesmo sem nariz, aqui estão alguns:

1
Alguns especialistas argumentam que a largura do selim é igual ou mais importante que o nariz do selim em aliviar a pressão nas virilhas.
2
A largura do selim deve ser escolhida de acordo com a largura da pélvis.
3
Qualquer profissional de uma loja de bicicletas deve ser capaz de ajudar nestas medidas e ajudar a selecionar o selim certo.

O selim perfeito ainda não foi descoberto, porém, vários cientistas trabalham constantemente para encontrar a forma ideal.

Se sofrer de disfunção erétil devido ao ciclismo, evite a bicicleta até que os sintomas desapareçam.

Consulte seu médico se estiver preocupado com a impotência decorrente do ciclismo.

O que mais pode fazer para evitar problemas eréteis durante o ciclismo?

Posição

Não se apoie nos braços durante o ciclismo, uma vez que isto irá mover a pressão para um ponto mais adiante no seu pênis.

Posição

Tal como a altura, a posição do selim pode ser ajustada para reduzir os pontos de pressão. Tenha cuidado: um assento muito alto provocará o deslize da sua pélvis, o que causa trauma repetitivo nos vasos e nervos.

Levante-se

Apoie-se nos pedais a cada 10 minutos, durante 30 segundos, isto irá aumentar o aporte de oxigênio para a zona pélvica.

Tamanho da bicicleta

Se os seus cotovelos estão constantemente estendidos, deve considerar um quadro mais pequeno, uma vez que este também irá afetar os pontos de pressão.

Faça intervalos

Se pedalar uma longa distância. Desça da bicicleta se sentir dormência no períneo e espere até esta desaparecer.

Bermudas de ciclistas

Com almofadas para ajudar a reduzir o desconforto nas virilhas.


Criado pela 121doc com base nas seguintes fontes:
Jeong S.J., Park K., Moon J.D., Ryu S.B. (2002). Bicycle saddle shape affects penile blood flow. Int J Impot Res. 14:513-517 Crossref.
Schrader S., Breitenstein M., Clark J., Lowe B., Turner T. (2002). Nocturnal penile tumescence and rigidity testing in bicycling patrol officers. J Androl 23(6): 927–34
Schrader S., Breitenstein M., Lowe B. (2008). Cutting off the nose to save the penis. J Sex Med. 5(8):1932-40
Schwarzer U., Sommer F., Klotz T., Cremer C., Engelmann U. (2002). Cycling and penile oxygen pressure: the type of saddle matters. Eur Urol 41:139-143
and the internal 121doc database