Embora o tema “Benefícios do Pedal” pareça clichê, faça uma análise destas 10 razões convincentes para motivá-lo a ter a bicicleta como uma companheira de atividade:

1. Controle de peso: Pesquisas afirmam que é possível queimar cerca de 2.000 calorias ao andar de bicicleta todos os dias. O recomendado é pedalar pelo menos 1 hora por dia, assim ao final de um ano é possível queimar cerca de cinco quilos de gordura, apenas pedalando.

2. Previne doenças: Doenças cardiovasculares, como derrame, pressão alta e ataque cardíaco podem ser prevenidas através da prática de ciclismo. Um dos benefícios de andar de bicicleta regularmente é que é possível estimular e melhorar a saúde dos pulmões, coração e principalmente da circulação sanguínea, assim reduzindo o risco dessas doenças e muitas outras.

3. Câncer e ciclismo: Dentre os cânceres, pesquisas recentes demonstraram que andar de bicicleta pode reduzir a possibilidade de ocorrência de câncer de cólon, de mama e do intestino.

4. Diabetes e ciclismo: Pedalar pode contribuir para que os níveis de açúcar na corrente sanguínea se mantenham estáveis, e assim, o risco de desenvolvimento de diabetes é reduzido. Pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem até 40% do risco de desenvolver diabetes.

5. Recuperação de lesões ósseas e artrite: Andar de bicicleta pode melhorar a força, o equilíbrio e a coordenação motora. Contribuindo para a saúde das articulações, esse é um exercício físico ideal para você prevenir osteoartrite, pois é caracterizado como de baixo impacto e não é aplicado alto estresse sobre as articulações, além de ajudar a prevenir a osteoporose, já que não é um exercício de levantamento de carga.

6. Mente saudável: Condições de saúde mental como depressão, ansiedade e estresse podem ter consequências reduzidas, pois assim como os demais exercícios físicos, andar de bicicleta favorece os níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor, favorecendo assim o seu bem-estar.

7. Tônus muscular: Andar de bicicleta fortalece os músculos da perna, sendo ótimo para a mobilidade de quadris e joelhos e funcional para a construção de força de uma forma holística. Você vai gradualmente começar a ver uma melhoria no tônus muscular das pernas, coxas, posterior de pernas e quadris.

8. Constrói estamina: Andar de bicicleta é uma atividade importante para a construção de resistência física. As pessoas que gostam de pedalar podem notar que cada percurso seguinte pode ser mais extenso que o anterior, principalmente se contar com um belíssimo ambiente ou circunstâncias que tornem a atividade ainda mais prazerosa.

9. Melhora a coordenação motora: A atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), e ainda favorece o reflexo, assim reduzindo o tempo de reação à alguma adversidade.

10. Baixo investimento: Uma bicicleta tradicional e sem grandes apetrechos pode ser conveniente para ciclistas iniciantes, sem contar com o serviço de bicicletas públicas que algumas cidades vêm adotando. O hábito de andar de bicicleta não só colabora com uma vida mais saudável, mas também é um meio de transporte alternativo que vai evitar possíveis engarrafamentos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

© Scott Divulgação