Especialista explica que beber água é fundamental e fortalece o organismo contra o novo coronavírus e outras infecções

Vários estudos também relatam que a desidratação no inverno tende a ser mais grave que nas demais épocas do ano. Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, é normal o corpo apresentar menos vontade de ingerir líquidos frios, como é o caso da água. Contudo, é preciso estar muito atento com a hidratação do corpo também nesta época do ano. Mesmo suando menos, o organismo gasta mais energia para realizar atividades simples, como andar, trabalhar, dormir e até respirar.

Segundo a nutricionista da Paraná Clinicas, Fernanda Gularte, no frio, as pessoas diminuem a intensidade das suas atividades e acabam não sentindo tanta sede como no verão. “A necessidade de tomar água vem quando estamos com calor, devido às temperaturas mais altas ou com a realização de atividades físicas. Como no frio nosso ritmo fica mais lento, esquecemos de tomar água. Tem pessoas que só lembram da água quando percebem o odor forte da urina ou ela mais escura, que são os sinais clássicos de pouco consumo”, completa.

Muitas pessoas acreditam que a ingestão de chás e outras bebidas quentes pode substituir a água. Fernanda explica que alternar água e chá é uma ótima opção, porém o uso em excesso não é indicado. “Para quem não tem o hábito de tomar água, o chá pode ser uma alternativa para complementar o líquido do dia, principalmente no inverno para aquecer o corpo. Mas é preciso dosar! O ideal é consumir 70% da quantidade de líquido do dia em água e 30% em chá”, afirma.

Além dos cuidados com a hidratação do corpo, é preciso preocupar-se também com a qualidade da água que está sendo consumida. Segundo Marcelo Marques, CEO da Águas Ouro Fino, a água mineral pode trazer muito mais benefícios para o corpo, além de ser um dos alimentos mais seguros e controlados do mercado. “A constante reposição de líquidos é fundamental para o corpo, uma vez que o organismo precisa tanto da água como da composição mineral nela existente. Os minerais encontrados na água mineral Ouro Fino, como o magnésio, o cálcio e potássio são todos naturais. Além disso, possui baixíssimo teor de sódio e o pH ideal para o bom funcionamento do organismo”, afirma Marques.

© Evanto Elements

Hidratação fortalece o organismo

Com a chegada da pandemia ao país, muitas pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde. O fortalecimento da imunidade ajuda no enfrentamento ao vírus e, por isso, beber água é fundamental. A especialista também ressalta que todas as reações do organismo dependem de água para acontecer. “Se você não tem água suficiente e disponível na célula, como ela vai funcionar 100%? Precisamos de água para o transporte dos nutrientes até seus locais próprios de absorção e para o transporte de oxigênio. Quando as células estão hidratadas e os nutrientes chegando até elas, é possível combater melhor as infecções causadas por vírus e bactérias”, ressalta Fernanda.

Vários estudos também relatam que a desidratação no inverno tende a ser mais grave que nas demais épocas do ano, uma vez que o ar fica mais seco, complicando casos como dificuldades respiratórias, problemas nos rins, dentre outros. “A hidratação mantém a temperatura corporal, facilita a eliminação de toxinas do organismo, lubrifica articulações, melhora a disposição e diminui a fadiga mental, além de estimular o metabolismo”, completa a nutricionista.

Além disso, os minerais presentes na água são capazes de melhorar a imunidade e, assim, ajudar na prevenção de doenças. Segundo o CEO da Ouro Fino, os minerais agem como metabolizadores de gordura, ajudando a equilibrar a temperatura corporal. “Os minerais presentes naturalmente na água são capazes de melhorar a imunidade por meio do equilíbrio do sistema linfático e as glândulas linfáticas ajudam o sistema imunológico no combate às infecções”, complementa Marques.

© Evanto Elements

Dicas para consumir mais água

Para Fernanda Gularte, uma estratégia para aumentar o consumo de água é compreender a importância dela para o corpo. Além da água mineral natural, os chás e águas saborizadas garantem o consumo ideal no dia e funcionam como um estímulo para alguns, como a água gelada, por exemplo.

“A água acrescida de sabor natural de frutas, flores ou especiarias, caracteriza uma água saborizada e pode ser uma opção para aumentar o consumo. As pessoas dizem que não gostam de água pois não tem sabor, portanto vamos dar sabor a elas”, recomenda a especialista.

Fazer uma deliciosa água saborizada é fácil. Misture as especiarias ou amasse as frutas no fundo da jarra e adicione água mineral natural para deixar ainda melhor.

Par de tênis verdeDescrição gerada automaticamente
A água acrescida de sabor natural de frutas, flores ou especiarias pode ser uma opção para aumentar o consumo. © Divulgação

Opções de água saborizada

  • Água de maçã com canela: Fatias de maçã com casca e canela em pau.
  • Água de abacaxi com hortelã: Fatias de abacaxi ou abacaxi em cubos com folhas de hortelã levemente amassadas.
  • Água com limão: limão siciliano ou limão-taiti, cortados em rodelas finas, cravo e canela.
  • Água detox: Rodelas de limão siciliano ou limão-taiti, rodelas de pepino, rodelas de gengibre ou gengibre ralado, e folhas de manjericão levemente amassadas. Você também pode espremer um pouco de suco do limão.
  • Água de morango e manjericão: Morangos (podem ser cortados ou deixar com as folhinhas) e folhas de manjericão levemente amassadas.
  • Água termogênica: canela, gengibre e rodelas de laranja.

Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil – 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetadas para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo  que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

© Evanto Elements

Kamilla Marcato
Grupo Excom Comunicação
kamilla@excom.com.br
(41) 3343-7574 / (41) 99271-1281